Como construir um barco em casa

Muitas pessoas sonham em ter um barco, e muitas pessoas gostam de fazer coisas. Não é de surpreender que haja tanta gente que queira construir seu barco em casa. E muitos o fazem. Porém, outros tantos temem a aventura por achar que é muito difícil, caro, ou requer habilidades além do comum. Dependendo do barco que você quer construir, todas os temores podem ser verdadeiros. Porém, há métodos e projetos feitos para você construir seu barco em casa, sem gastar muito, e em prazos reduzidos.

 

Nos cursos aqui do estaleiro-escola usamos o método stitch-and-glue, um método que surgiu com o advento do epóxi, e que permite ao amador construir barcos rapidamente, usando quase que exclusivamente compensado naval, dispensando as caras madeiras de uso naval, dispensando parafusos e pregos,  e o resultado são barcos duráveis, leves, bonitos, baratos e que requerem pouca manutenção. Além disso este método é muito tolerante com construtores inexperientes, pois acomoda imprecisões de construção sem prejuízo para a qualidade ou durabilidade do casco.

Quanto ao design, barcos de stitch-and-glue podem ser tão bonitos quanto qualquer outro, e eles tornam o sonho de navegar muito mais fácil de realizar. Dias 10 e 11 de novembro teremos um curso de construção em stitch-and-glue. É sua chance de tirar o sonho da gaveta e começar a construir seu barco!

Comentário (1)

  • Jose Ronaldo Coelho de Oliveira| dezembro 19, 2018

    Olá amigos do mar, sou velejador a 35 anos, tenho um Main 35 a 25 anos.

    Gostaria de um Catamarã, acima de 30 pes, ou Warran 38 , tem algum cat que já construíram?

    Abraços Ronaldo Coelho – veleiro feitiço

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *