Curso de Elétrica Naval – Presencial

Próxima edição: 24 e 25 de junho em São José, SC. O curso será transmitido ao vivo pelo Meet! Assista sem sair de casa!

Este curso é ideal para quem vai construir ou reformar um barco, ou está envolvido na reforma ou reparação de embarcações que possuam sistemas elétricos de 12V corrente contínua.

O Curso de Elétrica Naval tem como objetivo ensinar conceitos básicos de sistemas elétricos de 12V corrente contínua, para que pessoas sem conhecimento técnico na área possam desenvolver um sistema elétrico para sua embarcação, bem como instalar este sistema, e fazer a manutenção em sistemas existentes.

Objetivos:

Ensinar conceitos teóricos essenciais para compreender os sistemas elétricos de 12V de corrente contínua, seus componentes principais, práticas adequadas de instalação, componentes, bem como técnicas básicas de manutenção.

Programa:

• Teoria básica de sistemas 12v corrente contínua
  • Dimensionamento de banco de baterias
  • Sistemas de carga: alternadores, placas solares e geradores eólicos
  • Circuitos elétricos e seus componentes
  • Dimensionamento de cabos
  • Painéis elétricos – componentes e montagem
  • Procedimentos básicos de instalação e reparos
  • Sistemas de sinalização de navegação noturna -normas e procedimentos

Pré-requisitos: Não é preciso ter experiência ou conhecimento prévio em eletricidade, sendo ideal para iniciantes. É indicado para quem está construindo sua embarcação, para quem tem um barco e quer fazer seus próprios reparos, e para pessoas interessadas em trabalhar no setor.

Quer se inscrever? Envie mensagem pelo Whatsapp clicando aqui!

Durante o curso os alunos vão aprender a teoria e prática da instalação elétrica de veleiros e barcos a motor. Vão conhecer as boas práticas de instalação e fabricação de painéis elétricos, vai aprender a calcular diâmetro de fiação, vai aprender a calcular a autonomia de bancos de baterias, e instalação de equipamentos como bombas de porão e demais sistemas elétricos. Também abordamos em detalhes a legislação de luzes de navegação. O curso é ideal para quem está construindo um barco cabinado, ou tem um veleiro e barco a motor e quer fazer reparos por conta própria, sem depender da mão de obra de terceiros.

Quer fazer o curso de elétrica à distância? Conheça nosso curso online!