Luiz Couto e o Poseidon

Um dos meus maiores sonhos era ter o meu próprio barco, mas no mercado brasileiro não tem nada parecido e outras opções são muito caras e fora da minha realidade. Pesquisei por mais de 10 anos como eu iria conseguir construir o meu próprio barco,pois seria a melhor solução, um barco personalizado e com um preço bem menor. Tentei achar cursos de construção naval, mas no Brasil não se acha, só tem cursos voltados a grandes estaleiros, curso de infusão, ou curso para alunos de faculdade de engenharia naval, cursos demorados e com pouca prática.

Até que encontrei um o site “Projetos de Veleiros”, onde conheci o Gustavo Dantas, que me atendeu muito bem e tinha um projeto bem parecido com o que eu queria, mas ainda ele não dava cursos. Fiz um projeto de uma embarcação com o Gustavo mas eu estava muito inseguro para executar, pois eu nunca tinha trabalhado com fibra de vidro e resina, mas a parte de marcenaria eu já fazia. Durante a elaboração do projeto, conversei bastante com o Gustavo, vi que ele sabia bem a parte prática da construção e de trabalhar com os materiais, fiquei falando para ele dar cursos até que ele resolveu fazer uma turma e ele deu o seu primeiro curso em minha casa, onde vieram varias pessoas que tinham o mesmo receio que eu de trabalhar com a fibra.

Passamos um final de semana muito produtivo onde construímos um veleiro e tiramos todas as nossas dúvidas.
Após o curso comecei a fazer um segundo projeto. Eu pedi para ele projetar um barco fácil de construir é que tivesse uma boa estabilidade, um barco espaçoso onde tem uma pia, churrasqueira, bancos, bar, comando e até uma banheira.
Durante a construção eu tirei todas as minhas dúvidas por WhatsApp, mandando fotos e recebi orientação durante toda a construção. Hoje meu barco já tem 2 anos e uso bastante ele, navega bem e não tenho problemas de manutenção.
Ainda não executei o meu primeiro projeto, que é o barco dos meus sonhos, mas devo começar em breve, já estou me preparando.

Recomendo os cursos e os projetos do Estaleir Escola Madeira Mar. Transforme seu sonho em realidade.

Luiz Couto, de Lins (SP)