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Plano de Estudos GP16

Madeira Mar - Estaleiro-Escola em Florianópolis, SC

GP 16 – versátil, simples e marinheiro

Panga é um nome genérico de um tipo de barco comum na América Central. A história dos Panga é bem interessante, foi um projeto da FAO para estimular a produção de barcos baratos de pesca e transporte para comunidades costeiras. A Yamaha deu os moldes para laminação dos cascos a diversas comunidades, na expectativa de aumentar a venda de motores de popa de baixa potência. Baseado no conceito da Panga, criamos o GP16.

O casco tem algumas particularidades: boca estreita, para ser econômico, casco desenhado para águas costerias semi-abrigadas, com borda alta e muita flutuação de reserva. Barato, versátil e valente, plana bem com pouca potência, e por isso dispensa motores grandes e pesados. Sua velocidade máxima é limitada mas em compensação oferece mais economia de combustível.

Para construção stitch-and-glue, o desenho do casco teve que ser alterado para reduzir o número de planos e as curvas do casco. O perfil da borda se mantém, com proa alta e um S suave. A proa alta mantém a borda fora da água quando, por exemplo, se puxa uma rede carregada para dentro.

Por ser em Stitch-and-glue, uma variedade de layouts pode ser desenvolvida durante a construção: bancos transversais, cockpit central, caixas de gelo integradas ao casco, plataforma para pescar, e assim por diante. É possível instalar compartimentos estanques para ter flutuação de emergência e deixar o barco inafundável.

A construção é muito simples, pois o casco todo é feito em 5 peças: duas peças do fundo, duas peças do costado, e espelho de popa. O material é compensado naval de virolinha ou cedro, fácil de encontrar no mercado, e também fibra de vidro e resina epóxi.

Especificações gerais

  • Comprimento total: 4,9m
  • boca moldada: 1,60m
  • calado: 25cm (casco apenas)
  • potência recomendada: 25hp
  • peso do casco: 180kg (versão básica)
  • deslocamento total: 650kg

As resinas e fibra de vidro podem ser compradas na Redelease pela internet, e se você comprar o projeto ganha um cupom vitalício de desconto, de 10% do valor de qualquer compra online. As madeiras são fáceis de encontrar. É possível usar outras madeiras, mas consulte o projetista para saber se são adequadas.

Detalhes construtivos e recursos necessários

O casco é simples de construir, é possível cortar as peças, fazer emendas nas chapas, e fazer a costura e colagem em dois fins de semana. Para fabricar o casco você precisará de uma furadeira e uma serra tico-tico. Uma plaina manual pequena, lixas e tacos de lixa são suficientes para fazer o barco. Uma lixadeira rotoorbital pode ajudar a reduzir o número de horas para o acabamento final, e uma pistola de pintura também ajudará a atingir um acabamento melhor. 

 


O casco pode ser montado sobre um suporte simples ou um cavalete com um encaixe com a forma do fundo (em V), e pesa 90kg depois de colado, e menos de 140kg depois de pronto (dependendo do layout escolhido).

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