Baleeira Franca 190

Preço do Projeto : R$750,00

Para pagamento por PIX entre em contato através do nosso Whatsapp.

Após o pagamento, entre em contato através do Whatsapp. Especifique o projeto e/ou curso pago para que possamos lhe enviar os arquivos e autorizar acesso ao curso.

A  baleeira é um barco que tem um história. O desenho do casco escamado remonta aos barcos Vikings, e foi durante muito tempo o padrão construtivo preferido para barcos a remo e pequenos veleiros, devido a combinação de resistência e baixo peso oferecida pela técnica. Chegou até nós através dos baleeiros dos EUA, que popularizaram o bote baleeiro no arquipélago de Açores, importante entreposto baleeiro nos séculos XVIII e XIX. De açores o desenho do barco chegou ao litoral de Santa Catarina e se tornou muito popular. Como barco a remo, é eficiente e rápido, além de muito marinheiro. Por esta mesma razão é um ótimo daysailer, e sua leveza facilita muito colocar e tirar da água, e rebocar com um carro pequeno.

A Baleeira Franca 190 tem casco em compensado naval escamado colado e impregnado inteiramente com resina epóxi, o que garante durabilidade, leveza e dispensa a mautenção dos barcos de madeira tradicionais. A construção é facilitada, combinando lapstrake (casco “escamado”)  com stitch-and-glue para menor tempo de montagem do casco. O casco escamado permite reduzir a espessura de chapa sem prejuízo à segurança e resistência do barco, e por isto este barco é muito leve para o seu tamanho (menos de 100kg). O baixo peso o torna um excelente barco a remo, e um ótimo veleiro.

O projeto inclui desenhos das peças para transferir para as chapas de compensado, manual de construção com lista de material completa, guia rápido de uso de resinas e cupom de desconto na loja online da Redelease. O projeto é fornecido com plano velico de mastro único. As imagens com 2 mastros são ilustrativas.

• Comprimento: 6m
  • Boca: 1,60m
  • Calado: 30cm (bolina recolhida), 80cm (bolina abaixada)
  • Área vélica: 12m²
  • Capacidade: 6 tripulantes

1. Marco Antonio Bortoli disse:

Caros, me interessei muito pelo projeto da baleeira. Qual é o custo e quanto tempo para ficar pronto.
    Quantos podem remar, e que tipo de vela pode ser usado?

Marco

• madeiramar disse:

Marco Antônio, a baleeira foi construída no estaleiro-escola por um aluno em 3 meses, completa. Comporta 4 remadores com remos de voga, e pode usar vários tipos de vela. Nós recomendamos uma vela carangueja como a das fotos.

2. JAIR BERNARDO ALFARTH disse:

para quantos remadores é este barco? Sou de um grupo escoteiro e estamos procurando um projeto para as crianças remarem!

• madeiramar disse:

A baleeira comporta até 6 adultos. É, apesar disso, um barco leve (menos de 100kg), que pode ser a remo, vela ou usar um motor elétrico ou a gasolina de 3hp.

3. CARLOS HEITOR CHAVES disse:

Quais as dimensões da embarcação ?

4. CARLOS HEITOR CHAVES disse:

à partir das fotos que vi, entendi que ela tem bolina lateral.
    É possível substituir por uma bolina central ?

Os comentários estão fechados.