GP 16

O GP16 é uma lancha versátil e marinheira, inspirada no conceito da Panga, uma lancha popular na América Central. Seu casco tem algumas características singulares: boca relativamente estreita, popa quase plana, borda alta, ângulo do fundo na proa agudo, e isto faz com que o barco seja econômico no planeio, e seguro em mar aberto. O casco é feito de compensado naval de 10mm, fibrado, reforçado com anteparas, com vários compartimentos estanques, e múltiplas configurações de convés.

Porém, o desenho e arranjo do barco seguem o conceito GP – General Purpose, ou seja, um casco base com múltiplas aplicações e possibilidades de layout: Pesca, passeio, cruzeiro rápido, mergulho ou transporte. Pode ter uma pequena cabine com acomodações para pernoite (casal), ou convés aberto com inúmeras configurações. A motorização é de popa, de 25 a 40hp, com cana de leme ou comando, console central, console lateral ou cabine (tipo doghouse).

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HB210

O HB 210 é um barco-casa de 21 pés. Com 6,4m de comprimento, 2,5m de boca, e excelente aproveitamento de espaço interno, é uma embarcação com ótimo custo-benefício. Tem pé-direito de mais de 1,80m, banheiro fechado, cozinha, dois beliches na proa e uma mesa de refeições que vira cama de casal. Na popa, uma área de convivência aberta, e o teto é forte suficiente para caminhar. A construção é stitch-and-glue, e apesar do tamanho é um projeto acessível ao construtor iniciante.

A motorização é de popa, de 15 a 25hp (recomendado), o que oferece economia e baixo custo de manutenção. Um projeto ideal para quem quer um barco a motor versátil e confortável, mas com um custo acessível e dimensões reduzidas, para poder rebocar ou transportar facilmente.

Este projeto está disponível para venda ou construção assistida no estaleiro. Consulte-nos.

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Cape Cod Catboat 16

Os Catboats do Cabo Cod no nordeste dos EUA, são famosos pela estabilidade e pelo design singular. Barcos característicos pela boca (em geral metade do comprimento), proa elevada, mastro bem a vante, e vela carangueja única. Esta versão, projetada para construção stitch-and-glue, tem 5m de comprimento, 2,4m de boca, e muito espaço para seu tamanho. Um grande beliche em V na proa, sem mastro para roubar espaço, uma cozinha pequena, e um cockpit muito amplo, fazem deste barco uma opção ideal para Ler mais

Baleeira Franca 190

A  baleeira é um barco que tem um história. O desenho do casco escamado remonta aos barcos Vikings, e foi durante muito tempo o padrão construtivo preferido para barcos a remo e pequenos veleiros, devido a combinação de resistência e baixo peso oferecida pela técnica. Chegou até nós através dos baleeiros dos EUA, que popularizaram o bote baleeiro no arquipélago de Açores, importante entreposto baleeiro nos séculos XVIII e XIX. De açores o desenho do barco chegou ao litoral de Santa Catarina e se tornou muito popular. Como barco a remo, é eficiente e rápido, além de muito marinheiro. Por esta mesma razão é um ótimo daysailer, e sua leveza facilita muito colocar e tirar da água, e rebocar com um carro pequeno. A baleeira 19 tem casco em compensado naval escamado colado e impregnado inteiramente com resina epóxi, o que garante durabilidade, leveza e dispensa a mautenção dos barcos de madeira tradicionais. A construção é facilitada, combinando lapstrake (escamas)  com stitch-and-glue para menor tempo de montagem do casco. O projeto está disponível para construção assistida no estaleiro, e pode ser montado tanto para vela, remo, motor de popa, e com vários layouts possíveis.

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Pequeno Príncipe 135

O Pequeno Príncipe 135 foi desenvolvido para ser o veleiro cabinado mais fácil de construir, e com o menor custo para um barco com acomodações para pernoite. Compacto, seguro, fácil de operar e rebocar, um veleiro que pode ser construído com um investimento modesto, mas que oferece ao amador a possibilidade de ficar embarcado por períodos mais longos, e ainda levar o barco para casa, eliminando custos de marina os riscos de manter numa poita. Seu comprimento total é de 4,2m, e ele ocupa uma vaga de garagem. Entretanto, sua cabine oferece espaço para dois dormirem, e o cockpit é amplo e largo, auto-drenante e seco, com muito espaço de armazenamento. O casco é construído usando a técnica stitch-and-glue, em compensado naval de 10mm, sendo assim muito robusto e seguro.

A vela carangueja pode ser armada com estaiamento galvanizado, e a mastreação pode ser feita com tubos metálicos de seção redonda, ou madeira (menor custo). O projeto faz parte do programa de construção assistida, e pode ser executado no estaleiro-escola, ou adquirido para construção em casa  (baixe o plano de estudos aqui).

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Rio 3.3

O veleiro Rio 3.3 é uma excelente escola de construção e vela para o marinheiro de primeira viagem. Pequeno, fácil de construir, fácil de velejar, o Rio 3.3 pode ser desmontado para facilitar o transporte e guarda (cabe numa carretinha pequena, na caçamba de caminhonetes compactas e pode ser guardado em pé), mas é grande suficiente para dois adultos velejarem com segurança.

Seu casco com fundo em V é próprio para velejar no mar, e a proa larga com espelho de proa oferece uma velejada seca e segura. Há várias possibilidades de armação, dependendo do nível de experiência da tripulação. Sua construção exige apenas 4 chapas de compensado naval de 6mm, e uma pequena quantidade de madeira bruta. O peso do casco é similar ao do laser, e o barco tem borda alta, o que torna a velejada mais confortável para não atletas. Este projeto é oferecido como plano de estoque, e você pode construí-lo no estaleiro através do sistema de construção assistida, que pode abranger desde o corte das chapas até a fabricação de velas em lonaleve!

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