“Eu sou um cidadão de uma das mais belas nações da Terra, uma nação cujas leis são duras mas simples, uma nação que não trapaceia, que é imensa e sem fronteiras, onde a vida é vivida no presente. Nesta nação infinita, esta nação de vento, luz e paz, o único senhor é o mar.”

Bernard Moitessier

A proposta de fazer um estaleiro-escola nasceu de nossa experiência com o ensino das técnicas de construção stitch and glue em cursos de fim de semana, desde 2016. Percebemos que havia uma grande demanda por cursos voltados a construção amadora de barcos, pois as modernas técnicas de epóxi e compensado naval só podem ser aprendidas na prática, com a manipulação dos materiais e o desenvolvimento de uma memória cinestésica. Ou seja, por mais tutoriais que tenha lido ou vídeos do Youtube que tenha assistido, somente a experiência prática dará os subsídios para a construção de um barco em stitch and glue.

Dos cursos nasceu o GP28, um barco que construímos em um galpão em São José, SC, e que deu o primeiro impulso a idéia de um espaço para reunir entusiastas da construção de barcos em madeira. Em agosto de  2018 decidimos juntar esforços e ousar criar um espaço para fomentar uma cultura náutica alternativa, de baixo custo, baseada em barcos bem projetados, bonitos, eficientes, fáceis de construir, manter, operar e transportar.  Queremos incentivar o remo e a vela, sistemas de propulsão limpos e saudáveis para o corpo e a mente. Navegar proporciona um contato único com a natureza, e construir um barco é uma experiência igualmente transformadora. Se você gosta do mar e sonha em construir um barco, está na hora de visitar o estaleiro escola Madeira-Mar.