48 99818 5508
madeiramarestaleiroescola@yahoo.com

Vale a pena construir um barco?

Madeira Mar - Estaleiro-Escola em Florianópolis, SC

Vale a pena construir um barco?

Um comentário em nossa página do Instagram nos motivou a escrever um artigo sobre a questtão do custo de construir um barco em casa. Existe uma idéia bastante difundida de que construir um barco é muito caro. Nossa experiência nos diz exatamente o contrário. Construir um barco é uma atividade prazerosa, trabalhosa sim, mas o custo só será alto se você quiser.

O método de construção conhecido como “costure e cole” permite fazer barcos leves, duráveis, fortes, de excelente desempenho, em pouco tempo, com investimento inicial mínimo, e usando materiais de fácil obtenção e custo acessível (compensado naval, resina epóxi e fibra de vidro, além de uma quantidade pequena de madeira maciça). Quanto custa um barco construído em casa? Em geral o valor investido em materiais não ultrapassa o valor de um barco usado de fibra de vidro das mesmas dimensões. E você tem um barco novo, sem osmose, sem necessidade de reforma, e confiável.

Se custo é uma questão limitante para você, escolha projetos que tenham esta questão no briefing inicial. Pode ser barato cosntruir um veleiro de 23 pés em compensado, porém, na hora de equipar o veleiro, os custos podem subir astronomicamente: um motor inboard, mastro de alumínio, terminais Norseman, estaiamento de inox, velas de dacron, catracas, stoppers, moitões duplos ou triplos, e outras ferragens caras pode mais do que dobrar o custo total do barco. Porém, se você optar por uma mastreação feita em casa, com tubos de aço ou madeiras de seção redonda, estaiamento galvanizado (mais confiável que de inox), vela carangueja em lonaleve, com uma buja pequena sem catraca, você tem um veleiro igualmente eficiente (até mais, mas este é assunto para outro artigo) por uma fração do custo.

Escolher um projeto adequado ao que você precisa, fazer um curso presencial ou online para aprender técnicas de construção naval e melhrar a eficiência e qualidade da cosntrução, e ser cuidadoso na construção são o caminho mais curto para se construir um barco bom, bonito e barato. Se você duvida, entre em contato e solicite uma lista de materiais de algum barco nosso que lhe interessa, para fazer um orçamento e ter uma idéia concreta do custo final do barco.

Quanto a técnica de construção, o “stitch-and-glue”, ou simplesmente “costure-e-cole”, é a técnica mais rápida e de menor custo global. Oferece manutenção mínima ao longo de sua vida útil, é mais fácil de reparar quando houver algum dano estrutural, não tem risco de osmose, e toma menos tempo para construir. Outra vantagem é que o investimento inicial é mínimo. Uma parafusadeira/furadeira a bateria, uma boa lixadeira e uma serra tico-tico são tudo o que você precisa (além de algumas ferramentas manuais simples).

Vistem nossa página de projetos e as galerias de fotos de embarcações construídas por alunos do estaleiro-escola. Veja a qualidade do que se pode produzir em casa! E conheça nossa agenda de cursos e o curso de construção naval à distância.

Se você pode sonhar, você pode fazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
%d blogueiros gostam disto: