Velejada inaugural do Catboat!

No dia 3 de agosto de 2019 o primeiro Catboat construído no Brasil usando o método stitch-and-glue foi para a água pela primeira vez, em uma velejada inaugural muito especial. O Cape Cod Catboat é um veleiro tradicional dos EUA, e o Catboat 16 construído no estaleiro-escola Madeira Mar (projeto da equipe do estaleiro) agrega as características que fazem do Catboat um dos melhores veleiros cabinados de pequeno

porte, a simplicidade e rapidez do método stitch-and-glue, e aos materiais disponíveis no Brasil. Também introduzimos inovações para solucionar os pontos fracos do catboat tradicional, como o leme balanceado (o leme do catboat é muito pesado) e a bolina de guilhotina saindo pelo cockpit (a original é basculante e fica no meio da cabine). O resultado foi um barco que reúne o melhor de um daysailer (facilidade de colocar e tirar da água, facilidade de velejar, com uma única escota), com o melhor dos barcos cabinados grandes (amplo cockpit, acomodações para pernoite e convívio abrigadas).

Num dia lindo, com vento fraco (3 a 5 nós), o catboat navegou com muita tranquilidade, mostrando as qualidades da única vela carangueja de 15m2 num casco leve de boca elevada (2,3m). A retranca de 5m merece atenção, em especial no jibe (caçar a escota e folgar durante a manobra é recomendável), mas uma vela com muita área e centro de esforço baixo oferece mais potência em ventos de través e popa, e aderna menos o barco, mas a verga quase vertical permite ua excelente orça também.

Agradecimentos especiais a todos que estiveram presentes e participaram da velejada inaugural: Rodrigo Aguiar e Daniel Andres Tiscornia, experientes velejadores que timonearam o barco, Mestre Pinóquio, que acompanhou o veleiro em sua lancha para dar suporte e levar nosso cinegrafista e construtor de barcos, Renan. Agradecimentos também a Marcos Gallo da AVESAL, e André, que participou da reforma do Aysso (da Família Schurmann), e todos os que nos prestigiaram.

Este foi o primeiro de 3 Catboats em construção no estaleiro, então em breve teremos mais 2 na água (e outros que com certeza serão construídos aqui e pelo Brasil afora). A propósito, se você quer construir o Catboat em casa, em breve o projeto estará disponível para compra. Aguarde!

Comentário (2)

  • ROBSON AZEVEDO| agosto 29, 2019

    gostaria de construir um veleiro oceânico e gostaria de informações onde compro madeiras tipo compensado de cedro naval, e sobre projeto de um 35 pés

    • madeiramar| agosto 29, 2019

      Robson, nós podemos desenvolver um projeto para construção em compensado naval stitch-and-glue. Se você fizer um curso, ganha um cupom de desconto em resina e fibra de vidro (na loja online da Redelease). Podemos lhe orientar sobre madeiras e compensados, entre em contato!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *