Curso de projetos – Yacht Design

Temos recebido muitos contatos de pessoas interessadas em aprender mais sobre como projetar seu próprio barco. Um barco, mesmo pequeno e simples, tem requisitos de establidade, forma, capacidade de carga, estrutura e material de construção que exigem certos conhecimentos básicos para serem projetados. É claro que fazer um objeto que flutua é bastante fácil. Um barco que mereça este nome, é outra história.

Veleiros, em especial, são feitos há mais de 5 mil anos, baseados nos mesmos conhecimentos da natureza, e sempre há espaço para inovação. Barcos a motor tem pouco mais de 150 anos, e já passaram por várias revoluções nos sistemas de propulsão, do vapor ao diesel, do diesel ao nuclear, e agora a revolução elétrica, que vai mudar drasticamente o design de barcos, em especial barcos pequenos.

Porém, os conhecimentos necessários para se projetar, ou ao menos entender, o que caracteriza uma embarcação, e que permite a você compreender e avaliar um casco e saber a qual propósito serve, estão a disposição de todos. Uma mistura de arte e engenharia, de experiência prática e análise de experiências anteriores, o Yacht Design, literalmente projeto de iates (embarcações de esporte e recreio), tem despertado interesse, e no Brasil são poucas as literaturas sobre o assunto acessíveis aos leigos e amadores que não tem formação em engenharia naval.

Por isso criamos um curso de introdução ao projeto de pequenos barcos, veleiros ou propelidos a remo ou motor, para oferecer uma oportunidade de ter acesso aos conceitos básicos do Yacht Design, e ser capaz de tanto se lançar no projeto de uma embarcação, quanto ser capaz de analisar embarcações existentes e poder analisar suas características de estabilidade e navegação a partir de sua forma e especificações técnicas.

Este curso é voltado tanto a estudantes de engenharia naval, leigos interessados em projetar barcos, quanto interessados em escolher um projeto par a executar ou que pretendem comprar um barco e estão indecisos quanto ao tipo de barco que melhor atende a suas necessidades. Profissionais do ramo náutico também podem fazer este curso, que dará mais elementos para melhor orientar clientes quanto a embarcações e equipamentos.

Curso de Projetos dias 7 e 8 de novembro de 2020! Faça sua inscrição aqui!

Caso tenha interesse em fazer o curso, entre em contato para saber mais sobre custos, horários e demais informações. O curso não tem pré-requisitos, é aberto a todos os interessados.

Tags: ,

Sem comentários

1. Sebastião de PINA disse:

Curso a distância ou presencial?

• Dario Paes Leme de Castro Neto disse:

Olá! tenho 83 anos, Coronel Reformado da Aeronáutica. Em 1966, fiz o primeiro ano de Desenho Industrial, na ESDI (segunda turma. Na década de 70, cursei uma parte de Yacht Designe na Westlawn School of Yacht Design ( até me mandarem desenhar três seções representativas para construção em madeira, de uma lancha de 50′). A mão? A nanquim? Desisti. Não pretendo projetar nada mas gosto de dar palpites para quem precisa (e há muita gente…). mas não quero chutar e estou meio desatualizado. Gosto, também, de brincar com projetinhos descompromissados: no momento, tento transformar um casco redondo, um Flicka 20′, do Bruce Bingham, em um “multichine”, para construção em compensado ou aço. Já fiz algo semelhante com um projeto do Allan Paine, um 26′, Annie, se não me engano. Gostaria de me atualixar e recordar um pouco do que aprendi. Vocês poderiam dar uma ajuda? Um curso à distância, talvez? Fico-lhes grato!