A construção naval e o meio ambiente
Construir seu barco em compensado naval não é apenas divertido e inteligente, é também um favor que você faz ao meio ambiente. Fazer um barco em casa pode ser muito ecológico. Quer saber por que? Vejamos:
- barcos de compensado naval preservam florestas: a madeira compensada é produzida com grande aproveitamento do tronco, muito mais do que tábuas ou outras peças maciças. Além disso quase todos os compensados tem madeira reflorestada em seu interior, ou são 100% reflorestados (compensados de pinus).
- Barcos produzidos pelo método costure-e-cole usam pouca madeira maciça. Em geral esta madeira tem que ter boa resistência mecânica, e é extraída de florestas, em geral sem gestão ou certificação. Quanto menor a quantidade de madeira, melhor para o ambiente. Quando se usa epóxi é possível até usar pinus e eucalipto reflorestado em algumas estruturas internas.
- Barcos de compensado-epóxi usam madeira como principal material estrutural. A resina que é um termofixo não reciclável, responde por menos de 15% do peso total do casco, em geral. Por outro lado, nos barcos de fibra de vidro e resina poliéster os derivados de petróleo respontem por mais de 70% do peso do casco.
- A produção de um barco em casa exige poucas ferramentas, menor investimento inicial e recursos muito simples. A mão de obra responte pela maior parte do valor da embarcação, e portanto a produção do barco gera menos carbono e poluentes, além de consumir menos energia.
- Quem constrói pode escolher um projeto menor (menos matéria prima e recursos), e escolher a propulsão mais econômica e ecológica (nós gostamos muito de veleiros e barcos a remo por isso), e um barco que pode ser guardado fora da água (para não usar tinta envenenada).
- Ao construir, voce também pode economizar potes (de polietileno são fáceis de limpar depois que a resina cura), pincéis (veja esta dica no vídeo), e guardar a serragem para usar na construção.
- E finalmente, ao navegar no seu barco você pode se divertir muito sem pegar trânsito, sem gastar dinheiro, e, se velejar ou remar, sem queimar combustível. Mais alguns bons motivos para construir um barco!
6 comentários
Excelente artigo, com argumentos muito fortes e importantes para a preservação ambiental
Parabéns pelo texto
O impacto é inevitável, mas podemos sempre escolher pelo meio que gere o menor possível. Excele contribuição para o meio naval.
Gostaria de ver este projeto pronto. Navegou bem? O projeto é vendido?
O projeto da foto é o Peregrino 160, na página de projetos você encotnra todas as informações sobre este barco, e, respondendo, sim, ele navega muito bem, com conforto inimaginável para um 16 pés!
Excelente artigo grande professor. Teria mais algo sobre o eucalipto nas estruturas, tipo em que partes posso usar e mais sobre o uso. Pois o local onde vivo o eucalipto e muito plantado para corte. Desde já um muito obrigado.
Eucalipto racha e empena, muito. Pode ser usado em peças não estruturais, de dimensões reduzidas. Pinus pode ser usado também, em peças não estruturais. Para peças estruturais, procure madeiras certificadas, que são uma alternativa responsável para usar madeiras de melhor qualidade. Quanto a compensados, compensados mistos de copaíba e pinus, e compensados navais de pinus, são formas de se reduzir o impacto da construção naval sobre os recursos florestais brasileiros.