Aprender a construir barcos – um guia rápido

Construir um barco em casa é um sonho para muitas pessoas. Um sonho que está a cada dia mais acessível. Aqui vamos apresentar um passo-a-passo do que você pode fazer para tirar o sonho da gaveta e começar!

1. Adquira conhecimento: o primeiro passo é aprender como construir um barco, e como escolher qual o melhor barco para você. Aprender a construir é importante para avaliar quais os recursos, materiais, ferramentas e tempo exigidos para concluir seu projeto no prazo e orçamento desejados. Há cursos online e presenciais que podem lhe ajudar muito!
  2. Escolha um bom projeto: Não existe bom barco sem bom projeto. Barcos bons não nascem por acidente ou acaso, são projetados e pensados com muito cuidado. Seja rigoroso na escolha de um projeto, escolha projetos que ofereçam suporte do projetista, e que utilizem métodos e materiais disponíveis em sua região. Se você quer construir um barco grande, vale a pena fazer um curso para aprender mais sobre como os barcos são projetados. Uma escolha acertada de projeto é a maior economia que você pode fazer.
  3. Seja racional mas não se limite: Sonhar é o primeiro passo, mas para concretizar seu sonho você precisa resolver uma equação cheia de variáveis: tempo disponível, espaço físico, dinheiro, ferramentas, preferências pessoais, local onde vai navegar, onde vai guardar o barco, e assim por diante. Porém, não limite suas escolhas por medo de que não vai conseguir. Com conhecimento, um bom projeto e as ferramentas necessárias você é capaz de construir qualquer barco que quiser.

Há alguns anos quem quisesse aprender a construir um barco passava noites em claro na internet pesquisando sites, assistindo vídeos e garimpando pedaços esparsos de informação. Hoje temos a possibilidade de aprender através de cursos online, que ensinam de forma acessível a leigos todos os passos na construção de um barco. Projetos desenvolvidos para o construtor artesanal estão disponíveis também, com custo acessível, suporte do projetista, manuais de construção ilustrados e detalhados, e projetados no Brasil, para os materiais, madeiras e peças que podem ser encontrados no comércio.

Muitos construtores vão velejar pela primeira vez no barco que estão construindo! Construir um barco é uma ótima maneira de se iniciar no mundo náutico. Construir ensina como barcos funcionam, e a intimidade entre você e seu barco será muito maior. Por isso, não deixe o dia de começar a construir seu sonho para um futuro incerto, comece hoje mesmo a adquirir conhecimento, estudar projetos, e planejar seu estaleiro!

Saiba mais sobre cursos e projetos: CLIQUE AQUI E FALE CONOSCO AGORA!

Tags: ,

1. Nuno Lomba disse:

Boa tarde
    Estou a fazer um bote de compensado de 6mm e queria só tirar uma dúvida.
    Que gramagem da fibra de vidro é que devo comprar para o revestimento exterior? Estou a fazer em costura e colagem com epoxi.

• madeiramar disse:

Nuno, para poder determinar a gramatura é preciso saber mais sobre a estrutura da embarcação, como tamanho, capacidade de carga, etc. Supondo que se trate de um barco pequeno, até 4 ou5m de comprimento, tecido biaxial de 200g/m2 deve ser suficiente. Mas se você quer dominar a construção de barcos em compensado naval, fibra de vidro e epóxi, um ótimo ponto de partida é nosso curso online de construção naval: https://ead.madeiramarestaleiroescola.com.br/