Como escolher o projeto de veleiro ideal para construir?

Recebemos muitas mensagens de pessoas interessadas em encomendar projetos de veleiros grandes. Encantadas com os vídeos e sites de pessoas que trocaram a vida das cidades pela vida a bordo de um veleiro, sonham em ter um barco para chamar de lar. Muitas delas tem pouca experiência com barcos ou vela, e o barco dos sonhos e a maioria nunca construiu um barco.

Nosso objetivo sempre foi dar asas aos sonhos, e para que realizar este sonho não seja fonte de frustração, é preciso sonhar com os pés no chão. Parece contraditório, mas não é.

O primeiro passo para escolher sabiamente o projeto do barco que você quer é se informar sobre o assunto. Não apenas conhecer projetos, mas entender como um barco funciona, que tipos de barcos existem e qual sua aplicação. Por isso vale a pena fazer o Curso de Projetos de Barcos do Madeira Mar Estaleiro-escola. No curso abordamos os conceitos envolvidos no desenvolvimento de projetos, e através deste conhecimento você será capaz de definir melhor o que quer, e qual o barco adequado para atingir estes fins. No curso também aprendemos a definir melhor os limites e estabelecer metas viáveis para cada projeto.

O segundo passo é escolher um caminho. Você pode decidir fazer o barco grande e passar os próximos anos se preparando e juntando os recursos necessários, ou pode, como normalmente recomendamos, escolher um projeto menor, que sirva como escola de construção e de navegação. Projetos menores oferecem a experiência da navegação num prazo menor, tem custo de manutenção menor, podem ser guardados em casa, e oferecem muita diversão sem as dores de cabeça de barcos grandes. E você pode sempre vendê-los para financiar um projeto maior.

Ser realista na hora de escolher um projeto de veleiro pode parecer difícil, mas pense bem na sua realidade atual. Quanto tempo dispõe para construir? E recursos financeiros? Experiência de navegação? Tempo disponível para ficar a bordo? Um barco menor pode te dar a experiência da vela de cruzeiro sem as desvantagens do tamanho. Por exemplo, o Peregrino 160 permite que um casal pernoite a bordo, e tem um cockpit para 5, como num veleiro grande, e ao mesmo tempo encalha na praia (dispensa bote de apoio) e pode ser rebocado para casa no domingo. Sem custos de marina ou preocupações de um barco na poita.

Aproveite para conhecer melhor nossos projetos de barcos para ver quantas opções existem! O sonho de construir um barco está próximo, mãos a obra!

Tags: ,