Como escolher um projeto de barco?

Uma dúvida muito comum entre os que querem construir seu barco é: Qual projeto executar? Quando o assunto é sonho, é difícil colocar limites. Mas construir um barco exige um sacrifício em tempo, dinheiro e esforço. Por isso é importante saber bem o que você realmente quer, e, mais importante, do que realmente precisa. Mas como fazer para chegar a um equilíbrio? Muitos alunos entram em contato com firme intenção de construir um catamarã de 50 pés, sem a menor idéia do tamanho da “encrenca”.

Vamos tornar a situação mais fácil de compreender. Digamos que você venda carros. O que você diria a alguém que chegasse em sua loja dizendo: “quero um carro esportivo de alto desempenho, barato, com pé-direito alto e banheiro fechado e muita estabilidade”. Afinal, este cara quer um roadster ou um motorhome? Acreditem, muitos vem até nós com dúvidas muito parecidas. Parece engraçado, mas não é.

Um barco é um compromisso entre diversas características conflitantes: velocidade, conforto, estabilidade, custos de operação e manutenção, complexidade construtiva, preço dos materiais, tempo de construção, espaço necessário, entre várias outras.

Para ajudar você a se decidir, listamos 3 itens que você deve ter em mente ao escolher um projeto:

• O que você quer? O que você quer de verdade? Velejar no fim de semana, pescar, dar a volta ao mundo, morar a bordo. Aqui você pode viajar a vontade.
  • O que você pode realizar a curto prazo? Aqui você começa a limitar sua gama de escolhas. Quanto tempo você tem para construir? Em quanto tempo quer estar na água? Quanto pode investir? É melhor um barco realista agora do que um barco dos sonhos num horizonte que sempre se afasta.
  • Do que você precisa? Se você sonha em velejar, mas não tem experiência e trabalha a semana inteira, opte por um barco que possa ser rebocado ou caiba no teto do carro. Você vai poder velejar praticamente onde quiser depois de algumas horas dirigindo. Se você tem um veleiro grande num fim de semana raramente consegue sair de um raio de 30km de onde o barco fica apoitado. Antes de comprar um projeto, compre um plano de estudos e descubra se este barco está dentro de seu orçamento.

Para ajudar você a escolher o projeto ideal, nós oferecemos 2 opções:

• Planos de estudo: pela fração do preço do projeto, você recebe um documento que contém especificações técnicas de um barco de sua escolha, com lista de materiais básicos e estimativa de custo e tempo de construção. Assim você pode avaliar se o projeto está dentro de suas possibilidades. Nós ainda devolvemos o valor do plano de estudos na compra do projeto, na forma de desconto (saiba mais entrando em contato por email ou whatsapp).
  • Apadrinhamento de um projeto novo: Se nenhum projeto de nosso catálogo te agradou, você pode encomendar um projeto sob medida. Se o projeto for interessante, nós desenvolvemos ele para você, pelo preço de um projeto pronto. Você vai receber uma licença para construir o seu barco, e o Estaleiro Escola poderá oferecer este projeto para outros interessados.

Então está na hora de transformar todas as horas de navegação na Internet em um projeto, e aproveitar o tempo em casa para aprender a fazer o seu barco.