48 99936 9200
madeiramarestaleiroescola@yahoo.com

Como registrar um barco construído em casa?

Madeira Mar - Estaleiro-Escola em Florianópolis, SC

Como registrar um barco construído em casa?

Muitos entusiastas da construção artesanal de barcos tem uma dúvida muito pertinente antes de se lançar na construção de um barco em casa: será que dá para registrar um barco construído artesanalmente em casa?

A resposta curta para esta pergunta é: SIM! É POSSÍVEL E É FÁCIL REGISTRAR UM BARCO CONSTRUÍDO DE FORMA ARTESANAL.

A resposta longa envolve explicar que um barco, para ser registrado, precisa atender a certos critérios de construção, estabilidade e normas da Capitania dos Portos, e precisa do laudo de um engenheiro naval atestando sua capacidade (número de tripulantes e passageiros, e capacidade de carga) e área de navegação (águas interiores, navegação costeira ou navegação oceânica).

Nem todos os barcos construídos em casa precisam ser registrados. Barcos a remo e vela que navegam em águas interiores, até 5m (com cabine) ou 8m (sem cabine) dispensam registro. Ou seja, você poderá construir o Quickyak, o Canoaque, o Rio 3.3, o F-14, a Canoa Franca, a Baleeira Franca, o Escaler Franca, o Pequeno Príncipe 135 e o Peregrino 160, sem se preocupar com o registro, desde que nunca use um motor. Mas um motor é uma comodidade e uma segurança que muitos querem, e registrar envolve um processo burocrático na Capitania, mas também envolve contratar um engenheiro naval, que vistoriará o barco e emitirá o laudo de estabilidade. Por isso o barco construído artesanalmente deverá atender a requisitos técnicos de estabilidade, estrutura, qualidade construtiva e projeto, para que o engenheiro assuma a responsabilidade técnica pela embarcação.

Jaú 210, construído por Jorge, da Bahia. Registrado para navegação costeira

Por este motivo o caminho mais seguro para registrar sua embarcação construída artesanalmente é ter um bom projeto, em primeiro lugar, e em segundo construir usando técnicas e materiais adequados. Os dois você encontra aqui no Madeiramar Estaleiro Escola, através de projetos desenvolvidos para serem seguros e fáceis de construir, e através de cursos que te ensinam, passo a passo, como construir com qualidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Assista nossa Live na próxima terça-feira, às 20h! Será transmitida em nosso canal do Youtube (madeiramarestaleiro).

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Madeira Mar
%d blogueiros gostam disto: