Curso de Reparos em Barcos de Fibra de Vidro

Atenção – curso de reparos em barcos de fibra de vidro telepresencial – transmitido ao vivo para todo o Brasil dias 26 e 27 de novembro de 2022- mais informações AQUI!

Depois de quase dois anos sem cursos presenciais, o Madeira Mar Estaleiro Escola vai oferecer um curso especial – Reparos em Barcos de Fibra de Vidro. O curso será ministrado presencialmente, na cidade de Palhoça, SC. A data será definida em breve. O curso acontecerá em um fim de semana, e nele os alunos vão aprender a identificar os principais problemas que afetam a durabilidade de cascos de fibra de vidro e resina poliéster, em particular problemas causados pela osmose.

Leia este depoimento de um participante deste curso!

Osmose é o processo de absorção de água, que ocorre naturalmente na resina de poliéster, em contato com a água. Por isso é tão importante que cascos de poliéster tenham uma excelente impermeabilização, e tenham uma manutenção rigorosa. Entretanto, a água pode entrar através de minúsculas rachaduras que ocorrem no deck, e em outras partes da embarcação, devido a esforços mecânicos concentrados, e através de partes desgastadas do gelcoat, comum em barcos que são arrastados na areia ou que colidem eventualmente com um pier ou com outra embarcação. A presença de água com o tempo degrada a resina e pode produzir danos irreparáveis ao casco. Por isso os reparos em cascos de fibra de vidro e resina poliéster devem ser feitos com materiais a base de resina epóxi, devido a suas propriedades estruturais, de adesão e de impermeabilidade. No curso detalharemos estas qualidades do epóxi e como usá-las para obter os melhores resultados em termos de durabilidade, resistência e acabamento.

No curso de reparos ensinamos a reconhecer estes problemas, e a determinar os processos necessários para recuperação da embarcação. Para isto vamos usar um casco real de uma embarcação com diversos problemas relacionados a osmose, desgaste de uso e infiltrações. Os alunos poderão experimentar na prática os materiais, procedimentos, e conhecer a teoria, para serem capazes de, por conta própria, fazer reparos, reformas e recuperação de cascos de embarcações fabricados em fibra de vidro e resina poliéster.

Se você tem interesse em participar deste curso, envie uma mensagem no Whatsapp para 48 99936 9200. Assim que a data do curso for confirmada você será avisado!

Observação sobre o COVID-19: será solicitado comprovante de vacinação para participação no curso, e serão fornecidas máscaras cirúrgicas, que deverão ser usadas durante todo o curso.

Tags: ,

1. Luiz Roberto disse:

Tenho interesse

2. Juraci Nóbrega disse:

Vice vende as apostilas e as video aulas

• madeiramar disse:

O curso online de reparos em fibra de vidro está em preparação e logo estará em nossa plataforma de cursos! Teremos também um curso de reparos telepresencial dias 26 e 27 de novembro de 2022! Inscreva-se já!