48 99818 5508
madeiramarestaleiroescola@yahoo.com

Jorge e o HB 210 Belle Mi

Jorge e o HB 210 Belle Mi

Boa noite amigos das águas! Sou Jorge Chiapetti, resido em Ilhéus/BA. Participei do primeiro curso de stitch-and-glue e, depois de 2 anos de muito trabalho e prazer, acabei de construir o meu HB210.

O barco atingiu plenamente minhas expectativa de vivência na água. Ele ficou com uma boa estabilidade com o lastro de 300kg e aderna uns 25cm quando a tripulação fica de uma lado só. Segundo a Marinha, isso representa uma boa estabilidade. Eu consegui o registro na marinha para 10 passageiros e 1 tripulante, mas tem que distribuir bem as pessoas dentro do barco para acomodar todos. Para passeio isso não é problema, mas para curtir o barco (ficar nele) o ideal é no máximo 6 pessoas. Fiquei com minha família (4 pessoas) dois dias e nos divertimos muito cozinhando, dançando, pescando e assistindo filmes…Ficar no teto a noite vendo as estrelas e tomando um bom vinho é o que tem de melhor. O banheiro ficou com um bom espaço, dá para tomar banho e fazer as necessidades sem problema. As camas ficaram confortáveis e se dorme muito bem.

O motor de 40 empurra bem. Fiz um teste com 10 pessoas contra a correnteza e ele teve um bom desempenho. Quanto a velocidade ele atinge até uns 8 nós, mas a velocidade de cruzeiro confortável é de 4 a 5 nós. Isso se consegue com meia aceleração. Ele gira muito bem sobre seu eixo e é fácil de fazer manobras, mas como ficou um barco pesado (+-1500kg), após desacelerar ele continua o deslocamento por um tempo bem maior do que outros barcos com motor de popa. A grande vantagem é o calado. Já passei em lugares com 40cm de água sem problemas e é fácil encostar na praia ou em bancos de arreia.

Na construção o que deu mais trabalho foi a pintura, pois para deixar a madeira com um bom acabamento é muito trabalhoso. Outro detalhe importante foi trazer o comando do barco para a popa, embora tenha alguma dificuldade para as manobras a bombordo (alguém tem que auxiliar), se tem uma boa visão do todo na hora da navegação.

Jorge Chiapetti, Ilhéus, BA

Madeira Mar
%d blogueiros gostam disto: