48 99936 9200
madeiramarestaleiroescola@yahoo.com

Fibra de Vidro – qual usar?

Madeira Mar - Estaleiro-Escola em Florianópolis, SC

Fibra de Vidro – qual usar?

Barcos construídos artesanalmente em compensado naval e epóxi precisam de um material de reforço estrutural, que é a fibra de vidro. A fibra de vidro, quando imersa em uma matriz de resina epóxi, forma um compósito muito resistente. Mas existem vários tipos de fibra de vidro, e cada um tem seu uso.

Na construção de barcos usando compensado naval stitch-and-glue, a fibra de vidro é usada para fazer a união entre as peças do casco, e na laminação externa do casco e outras peças que precisam de maior resistência à abrasão, como decks e cockpits. A fibra de vidro que usamos é o TECIDO DE FIBRA DE VIDRO. O tecido, como indica o neme, é formado por uma trama de fibras correndo em dois sentidos, longitudinal e transversal, tramados como num tecido de roupa. Esta trama, quando imersa na resina, oferece mais resistência, e tem ainda a vantagem de oferecer um acabamento externo melhor, e menor consumo de resina para uma mesma gramatura.

O tecido tem fibras longas e dispostas a 90 graus, ao resinar forma-se um laminado muito resistente, com muita estabilidade dimensional. Existe também a manta de fibra de vidro, que é mais barata, e feita de fios dispersos numa manta grossa e maleável. A manta tem fibras dispostas sem orientação definida e o resultado é um laminado com resistência inferior. Além disso o acabamento final é mais fácil de obter com o tecido, e isto economiza resina. Como a resina é a parte mais cara, usar manta não oferece nenhuma economia, e reduz a qualidade.

Na construção naval stitch-and-glue, portanto, deve-se sempre usar tecido de fibra de vidro, na gramatura indicada pelo projeto da embarcação que você vai construir. Nos projetos do Madeira Mar Estaleiro Escola você recebe uma lista de materiais que indica as quantidades e gramaturas de tecidos de fibra de vidro, e um manual que apresenta onde e como devem ser aplicadas no casco. As técnicas de aplicação são bem explicadas em nosso Curso Online de Construção Naval em Stitch-and-glue. Saina mais AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Madeira Mar
%d blogueiros gostam disto: