Meu primeiro veleiro: comprar ou construir?

Quem busca um veleiro para aprender a velejar pode se deparar com a dúvida entre comprar um barco usado ou construir um barco por conta própria. Comprar um barco pode parecer atraente pela promessa de que você estará na água assim que adquirir o veleiro. Mas nem semore é assim. A maioria dos veleiros monotipos de fibra de vidro no mercado de usados tem idade avançada e problemas crônicos de osmose. Mastros de alumínio são caros e difíceis de repor. E velas, se não estiverem em bom estado, também serão caras para repor. Porém, quem decide pela construção de seu primeiro veleiro pode ter muitas vantagens. A primeira delas é que você terá um barco novo, que você conhece do casco ao mastro, e portanto saberá manter e consertar sem custo de mão de obra. Outra grande vantagem é que você não fica restrito às opções do mercado, você tem muito mais opções de embarcações de acordo com sua necessidade, recursos e preferências pessoais.

Mas o fator determinante nesta escolha é: você conseguirá construir seu veleiro? E nossa resposta é: SIM, VOCÊ CONSEGUE! Basta ter vontade e o conhecimento das técnicas e materiais usados na construção. Estes conhecimentos estão ao seu alcance através de cursos online como o Curso de Construção Naval Stitch-and-glue do Madeira Mar Estaleiro Escola. Com o curso de Fabricação de Velas em Lonaleve você aprende a fazer velas para seu veleiro.

A escolha do projeto adequado tem grande impacto no sucesso da construção. O projeto determina o custo total e o tempo de construção. Quanto maior e mais complexo, maior seu investimento.

A melhor técnica construtiva, em termos de custo-benefício, é stitch-and-glue, ou “costure-e-cole”, pois se baseia no uso intenso de compensado naval, uso limitado de madeiras maciças, estrutura monocoque que dispensa cavernas, quilhas e outros elementos estruturais convencionais, e consumo moderado de resina epóxi e fibra de vidro. Cascos de compensado-epóxi são duráveis, leves, robustos e o desempenho destes barcos é muito bom.

Visite nossas redes sociais e nosso canal no Youtube para conhecer mais sobre barcos de compensado naval, fibra de vidro e resina epóxi. Visite também nossa página de projetos para conhecer seu primeiro veleiro!

Tags: