Qual o melhor veleiro para aprender a velejar?

Se você quer aprender a velejar, uma ótima maneira de entrar no mundo da vela é construir seu próprio veleiro. Construir é bom porque você pode escolher o projeto mais adequado para suas necessidades, área onde vai navegar, e você pode até encontrar um barco que possa levar no teto do carro. Por exemplo, ou que comporte a família toda e ainda possa ser rebocado para casa!

Outra vantagem de construir é que você vai conhecer seu barco em detalhes, e vai saber como ele funciona e navega. Alunos que fazem nossos cursos online de construção naval e de fabricação de velas de lonaleve aprendem não só as técnicas para fabricar o barco, como também teoria de como velas funcionam e como são operadas. Então fica muito mais fácil aprender a velejar.

Dentre os modelos que inidcamos aos iniciantes na vela, destacamos alguns barcos que tem grandes qualidades, e são acessíveis ao construtor e velejador iniciante:

Golfinho

veleiro pequeno de compensado naval e epóxi com vela de lonaleve
Esta vela do Golfinho já navegou em ventos de 30 nós.

O Golfinho é um bote de construção rápida e fácil, que comporta 1 adulto, é leve e fácil de transportar no teto do carro, é muito estável e seguro mesmo em ventos fortes. É o barco ideal para um primeiro projeto, se você não tem muito espaço para construir e guardar.

Rio 3.3

O Rio 3.3 é um veleiro ideal para o iniciante que quer uma velejada mais esportiva e rápida. É fácil de construir, pode ser transportado no teto do carro, e é um veleiro marinheiro, rápido e que responde muito bem aos comandos, sendo uma excelente escola de vela. É um barco que agrada aos iniciantes e também aos velejadores experientes, que vão poder “tirar o suco” dele e extrair o máximo de sua performance. A vela, de 4,5m2, oferece ótimo desempenho, mas ainda é segura para velejar sob ventos fortes.

Canoa Franca 130

A Canoa Franca 130 tem 4m de comprimento, e comporta até 3 adultos e uma criança. è um barco ideal para expedições e passeios, e é rápida mas muito fácil de velejar, e segura. É um barco que agrada ao iniciante pelo seu comportamento previsível e seguro, e também ao velejador experiente que vai saber obter o melhor desempenho de sua vela Lug Rig. O visual clássico também é outro atrativo deste barco singular, além da construção simples e rápida.

Estes 3 barcos são muito acessíveis ao amador que não tem experiência na vela ou na construção de barcos. Quando você adquire o curso de construção naval, o curso de fabricação de velas de lonaleve e um destes projetos, você tem todo o apoio para levar seu projeto até o fim, pois os projetos vem com manual ilustrado de construção, e você pode tirar suas dúvidas com nossa equipe por aplicativo de mensagens, até mesmo no fim de semana!

Para quem quer fazer um curso presencial pode se matricular no Curso de Construção de Barcos e de Fabricação de Velas em Lonaleve, que será oferecido em São Paulo, dias 21 e 22 de maio de 2022. Saiba mais CLICANDO AQUI.

Tags: