Velashow – Madeiramar presente!

O Velashow foi uma iniciativa muito importante para os apaixonados pela vela. Um evento pequeno, mas que permitiu divulgar a vela de forma que há muito tempo não se via. E como não era de surpreender, a presença dos barcos de madeira foi marcante. Os estandes da ANI, da Kalmar e da Boat n´a Box apresentaram barcos em compensado-epóxi, mostrando a qualidade e a eficiência que é possível obter com este material. Os barcos de fibra também estavam lá, assim como um catamaran 38 pés (projeto de James Wharram, construído pelo Giovani, de Itajaí), feito em compensado e epóxi também.

A presença cada vez maior da construção artesanal e semi-artesanal em madeira-epóxi é um sinal dos tempos. Em um mercado pequeno como o atual, veleiros de fibra são difíceis de vender na escala necessária para serem economicamente viáveis, e por isso os métodos artesanais são ideais por exigirem pouco investimento inicial.

Assim, a construção artesanal está ganhando muitos adeptos, e cada vez mais pessoas buscam esta alternativa para entrar no mundo da vela, com investimentos menores, e a possiblidade de construírem barcos mais adequados para seus objetivos. Esta é a vantagem de barcos de compensado epóxi: podem ser personalizados sem que isto tenha impacto no custo final.

Kits de CNC também parecem ser uma tendência forte. Permitem que se construa caiaques e barcos pequenos em pouco tempo, es espaços reduzidos (até num apartamento, sem incomodar os vizinhos), e com a segurança oferecida pelos cortes precisos.

Mas com certeza sentimos falta de mais empresas de acessórios e equipamentos de convés: mastração, velas, ferragens. Perderam uma boa oportunidade de mostrar seus produtos e serviços. Mas de modo geral foi uma excelente iniciativa para quem gosta de vela fazer contatos, conhecer melhor o meio, e assistir palestras e mesas redondas muito interessantes.

Esperamos que o Velashow tenha mais edições, e se torne rotina. Quem sabe no próximo teremos um estande do Estaleiro-escola?