A Regata de Canoas da Ilha da Madeira
A Ilha da Madeira promove todos os anos, em várias cidades, regatas a remo de canoas tradicionais. A regata tem o objetivo de preservar o patrimônio náutico e a carpintaria naval tradicional. A Regata de Canoas Tradicionais do Funchal é um evento muito popular, que reúne mais de 60 canoas de fabricação tradicional, remadas por 2 atletas, cada um com um remo de voga de construção tradicional também. Além da categoria de barcos tradicionais, há uma categoria de barcos não tradicionais, aberta para canoas sem restrição de desenho ou material. O evento é uma grande festa que reúne entusiastas de toda a ilha, e é um evento cultural e turístico marcante.
Na regata de 2025 esperamos ter uma novidade: uma canoa de compensado-epóxi costure-e-cole, projetada pela equipe do Madeira Mar Estaleiro Escola, e construída por um aluno nosso, o madeirense Manuel Silva, que pretende participar da regata em dupla com o espanhol Manolo Borrero.
O projeto tem algumas características interessantes. A primeira é que o desenho do barco segue as proporções e formas da canoa madeirense, inclusive com as quilhas laterais fixas, o casco arredondado, convés aberto, proa alta e espelho de popa. A novidade é o método construtivo: uma combinação de costure-e-cole com “compensado forçado” (tortured plywood), onde a chapa de compensado fina é forçada a assumir uma curvatura composta, o que tensiona a chapa e aumenta a rigidez do casco, além de produzir uma forma muito eficiente para remar. A construção em chapas de compensado finas, revestidas de fibra de vidro, resultará em uma embarcação muito leve para seus 4,5m de comprimento (estimamos ao redor de 65kg). Sendo leve, pode velejar rápido com área vélica moderada, e será também rápida e eficiente ao remar.
O barco também terá opção de navegar a vela, com uma vela carangueja do tipo Balanced Lug, como a da Canoa Franca, similar às “standing lug” usadas antigamente na Ilha da Madeira, embora mais fáceis de operar. A Canoa Madeirense do Madeira Mar Estaleiro Escola vai ser mais uma ponte para a comunidade lusófona internacional, assim como o Biguá, fruto do apadrinhamento de projeto desenvolvido para um aluno de Portugal.
A Canoa Madeirense é uma embarcação leve para seu tamanho, e muito rápida devido a forma de seu casco. Combina desempenho e design clássico, com o espaço interno que somente um dingue de convés aberto pode oferecer.
Logo logo este barco estará disponível em nosso site, como projeto de estoque. Se quiser saber mais sobre esta embarcação, envie uma mensagem!