GP 28 – como nascem os sonhos – e como se concretizam

O GP 28 foi desenvolvido ao longo de sua construção…

A ideia começou em uma mesa de um restaurante pequeno no Brás, São Paulo, o conceito foi desenhado em um guardanapo de papel. 30 dias depois, alugamos um galpão pago por 12 meses. Toni Nogueira, o dono do barco, só visitou o estaleiro depois de metade do material comprado, trazendo a resina epóxi de carro, cerca de 250kg entre resina e tecido de fibra de vidro.

Em tempo: o GP 28 nasceu de um esboço que publicamos em nosso site, de um barco rápido, marinheiro e estável. Estas características chamaram a atenção de Ricardo Lancelotti, que apresentou o projeto a um amigo, Toni Nogueira, cineasta e produtor, da DGT Filmes, de São Paulo. Toni queria um barco a motor capaz de navegar com segurança e conforto até o arquipélago de Alcatrazes, a 35km do litoral de São Paulo.

A equipe era formada por dois construtores, que em 3 meses entregaram o casco pronto para pintura, trabalho duro, e enquanto construíam, o projetista Gustavo Dantas também projetava o barco, fazia mudanças e personalizava o desenho a pedido de Toni.

Em fevereiro de 2018 fizemos a virada do casco para iniciar a contrução da cabine. A cabine foi feita sob medida, com interior todo em compensado naval de cedro envernizado. Finalizada a cabine recebemos o motor e a rabeta. O conjunto foi instalado em um sábado, e no domingo Toni teve a idéia de levar o barco para um primeiro teste. O barco ainda não tinha piso na cabine, nem janelas, nem sistema elétrico.
Levamos o barco para uma marina em Florianópolis, e depois mudamos para um estaleiro a beira d’água onde testamos e finalizamos a construção de GP 28, incluindo toda a instalação elétrica e hidráulica.

Quando fizermos a mudança para este estaleiro Marsella teve a idéia de criar uma escola de construção de barcos um espaço onde sonhadores poderiam aprender e construir seud barcos. O GP28 foi um grande impulso para nascer o Madeira Mar.
Todo o processo ocorreu de setembro de 2017 a janeiro de 2019 um ano e 4 meses para construir uma lancha de 28 pés que navega no litoral de são Paulo até hoje… e vai navegar por muitos anos mais!

Construir um barco artesanalmente é uma experiência única. Cada etapa é uma história, com personagens e eventos dignos de um filme. Aliás, o GP 28 inclusive está no cinema. Em um filme de Helena Ignez, “A Felicidade é a Prova dos Nove”, com participação de Ney Matogrosso.
