Curso de Construção Naval em Costure e Cole

Próximo Curso Presencial: Palhoça, dias 9 e 10 de dezembro 2023.

O curso se destina a todos que querem construir barcos de compensado-epóxi, pelo método Stitch-and-glue (costure-e-cole), independente de idade, experiência, profissão, gênero ou habilidades. O objetivo é ser um curso prático, onde você construirá, na prática, uma embarcação, a partir da chapa plana de compensado naval. Durante o curso você executará todas as etapas de construção do casco, do desenho sobre o compensado até a laminação externa e montagem das estruturas internas como anteparas e reforços. Uma vez concluído, o curso dará aos participantes conhecimento teórico e prático para construir qualquer barco com esta técnica, a partir de um de nossos projetos. Durante o curso, os alunos aprenderão como desenhar peças a partir de desenhos em escala, como costurar, filetar, laminar com fibra de vidro e impregnaro casco, e montar as principais peças de um barco de compensado naval: casco, estruturas, anteparas e deck.

Curso de Construção Naval de janeiro de 2023 com o caiaque Quickyak colado, laminado e impregnado! Em um fim de semana!

As etapas do curso abrangem:

• teoria sobre o método, resina epóxi e demais materiais utilizados, como reconhecer um compensado naval, importância do uso de EPI’s
  • aprender a transferir o projeto impresso  para o compensado naval, com precisão e rapidez.
  • Cortar e preparar a chapa para costurar
  • fazer a costura do casco com abraçadeiras de nylon
  • fazer a massa epóxi de filetagem para colagem preliminar do casco
  •  preparar resina epóxi de laminação para colar o casco com tecido de fibra de vidro
  • fazer a laminação do casco com tecido
  • montar e colar estruturas, reforços e fechamento do casco.
  • importância do acabamento na construção artesanal

Quer se saber mais? Envie mensagem pelo Whatsapp clicando aqui!

O curso será oferecido presencialmente em nosso espaço em Palhoça, na Grande Florianópolis, e em Curitiba, São Paulo, Niterói e Porto Alegre. Entre na lista de espera do curso através do formulário abaixo. Você receberá uma mensagem via Whatsapp quando o curso for marcado!

Em um fim de semana, de chapas planas a um barco montado e que já pode ir para a água! Uma intensa experiência de aprendizado. Você vai se surpreender ao descobrir que construir um barco é fácil! Basta adquirir o conhecimento!

Objetivo do curso:

O curso se destina a amadores que querem construir barcos de compensado-epóxi, pelo método Stitch-and-glue. O objetivo é ser um curso prático, onde os participantes vão colocar a mão na massa produzindo um barco durante o período do curso. Uma vez concluído, o curso dará aos participantes conhecimento teórico e experiência prática para construir qualquer barco de stitch-and-glue até o tamanho de 24 pés. Durante o curso, os participantes aprenderão como desenhar peças a partir de desenhos em escala, vão costurar, filetar, fibrar e selar o casco, e montar as principais peças de um barco de compensado naval: casco, verdugo, anteparas, deck, entre outros elementos estruturais.

Duração e programa:

O curso tem duração de 16 horas, desenvolvido em 2 dias (4 períodos de 4 horas), com intervalo para almoço. O programa do curso inclui experiência prática, onde os participantes construirão um barco a partir de um projeto Madeira Mar..

Dias e horários:

aula prática 1 – sábado – das 8:00h às 12:00h

aula prática 2 – sábado – das 14:00h às 18:00h

aula prática 3 – domingo – das 8:00h às 12:00h

aula prática 4 -domingo – das 14:00h às 18:00h

Programa:

Aula 1 – montando um casco

• como transferir um desenho em escala de peças curvas para o compensado, para cortar o casco
  • corte e preparação das peças
  • costura de um casco em compensado naval

Aula 2 – fibrando e selando o interior

• filetagem interna
  • aplicação de fibra de vidro para colagem estrutural interna
  • como fazer impregnação interna

Aula 3 – montando o exterior

• preparação do casco externamente
  • colagem externa com epóxi e fibra de vidro
  • laminação de fibra de vidro sobre o casco

Aula 4 – mobiliário e estruturas

• colagem do verdugo
  • como montar anteparas e compartimentos estanques
  • como fazer impregnação e dicas de preparação para pintura

Quer saber mais? Entre em contato.