Curso de Projetos de Barcos

Veleiros são feitos há mais de 5 mil anos, baseados nos mesmos conhecimentos da natureza, e sempre há espaço para inovação. Barcos a motor tem pouco mais de 150 anos, e já passaram por várias revoluções nos sistemas de propulsão, do vapor ao diesel, do diesel ao nuclear, e agora a revolução elétrica, que vai mudar drasticamente o design de barcos, em especial barcos pequenos.

Porém, os conhecimentos necessários para se projetar, ou ao menos entender, o que caracteriza uma embarcação, e que permite a você compreender e avaliar um casco e saber a qual propósito serve, estão a disposição de todos. Uma mistura de arte e engenharia, de experiência prática e análise de experiências anteriores, o Yacht Design, literalmente projeto de iates (embarcações de esporte e recreio), tem despertado interesse, e no Brasil são poucas as literaturas sobre o assunto acessíveis aos leigos e amadores que não tem formação em engenharia naval.

Criamos um curso de introdução ao projeto de barcos, sejam eles veleiros ou propelidos a remo ou motor, para oferecer uma oportunidade de acesso aos conceitos básicos do Yacht Design, e ser capaz de tanto se lançar no projeto de uma embarcação, quanto ser capaz de analisar embarcações existentes e poder analisar suas características de estabilidade e navegação a partir de sua forma e especificações técnicas.

Curso de Projetos de Barcos: público-alvo

Este curso não tem pré-requisitos e não exige conhecimento prévio na área. É voltado a leigos, que querem aprender como barcos navegam, e também a estudantes de engenharia naval que querem se aprofundar em yacht design. Interessados em escolher um projeto par a executar ou que pretendem comprar um barco e estão indecisos quanto ao tipo de barco que melhor atende a suas necessidades vão encontrar neste curso uma base sólida para melhor entender o que cada embarcação oferece em termos de navegação, estabilidade, segurança e desempenho. Profissionais do ramo náutico também podem fazer este curso, que dará mais elementos para melhor orientar clientes quanto a embarcações e equipamentos.

Preencha seu nome e contatos para ser incluído na lista de espera para o próximo curso presencial/telepresencial de projetos!

Programa do Curso:

• Conceitos básicos: hidrostática, centro de carena, coeficientes e deslocamento
  • Plano de linhas, flutuação, estabilidade
  • Desenhos de casco e suas características de estabilidade, navegação e performance
  • Cascos de deslocamento e cascos de planeio – potência e velocidade
  • Plano vélico, relações entre plano vélico e casco
  • Tipos de armação e tipos de plano vélico – suas qualidades e limitações
  • Acomodações internas – como avaliar e elaborar um layout
  • Metodologia de projetos
  • Introdução ao modelamento de cascos em software apropriado
  • Análise do casco a partir dos conhecimentos do curso

Quer saber mais? Clique AQUI para falar conosco pelo Whatsapp!

Aproveite para conhecer nossos projetos de barcos para construção artesanal.