Tipos de resina epóxi usadas na construção naval
Neste artigo vamos apresentar as diferenças entre os kits de resina usados na construção de barcos em compensado naval costure e cole: kit de colage/filetagem e kit de laminação.
Desde nosso primeiro curso de construção naval costure-e-cole, em 2016, usamos as resinas epóxi da Redelease em todos os nossos barcos. Conhecemos os produtos da Redelease em 2009, no início do desenvolvimento do projeto do Pequeno Príncipe 135. Além da qualidade da resina, nos chamou a atenção o atendimento e também a variedade de tipos de resina e endurecedor, que permitiu escolher as mais adequadas para cada função. Ao longo de 15 anos pudemos experimentar, testar, avaliar e desenvolver um sistema de aplicação seguro e eficiente, que garante os melhores resultados estruturais e de acabamento. Vamos apresentar aqui os dois tipos de resina epóxi usados na construção naval costure e cole, e explicar porque optamos por estas resinas.
Resina epóxi de colagem/filetagem
A primeira parte do processo de construção do casco costure-e-cole consiste em unir as partes, temporariamente, com braçadeiras plásticas, e em seguida fazer a primeira colagem/filetagem com uma carga tixotrópica. Tixotropia é a propriedade de não escorrer, ou seja, o filete deve manter sua forma até a cura da resina. A tixotropia é propriedade de uma carga específica, em geral, Aerosil (dióxido de silício).
A resina apropriada para criar filetes é o kit composto pela resina 2001 e pelo endurecedor 3140. Tanto a resina quanto o endurecedor apresentam alta viscosidade, e por isso é po´´ivel atingir a tixotropia com quantidade moderada de carga, e a aplicação resulta em uma superfície lisa e estável, pronta para a laminação da fita de fibra de vidro. O filete resultante é estruturalmente mais forte e flexível, uma propriedade desejável em barcos de madeira, e este kit em particular tem um aditivo de aderência que aumenta sua eficiência na colagem.
Também por isso usamos este kit em todas as colagens de peças. Na colagem, sempre é necessário adicionar carga. Porém, não é necessário que a peça tenha tixotropia, ela ainda pode ter uma consistência pastosa. A função da carga é evitar que a maior parte da resina escorra ao se pressionarem as superfícies de colagem uma contra a outra, a colagem com epóxi é mais eficiente quando há uma boa quantidade de cola entre as superfícies.
Resina de laminação de baixa viscosidade
Para fazer laminação de tecido de fibra de vidro sobre o casco de compensado, e para fazer a impregnação com resina (aplicação de resina pura para saturar o tecido de fibra de vidro e para impermeabilizar a madeira) usamos o kit composto pela resina 2004 e pelo endurecedor 3154. Este conjunto cria uma resina de baixa viscosidade, que penetra no tecido de fibra e na superfície da madeira.
Esta resina também é recomendada para fazer a massa de impregnação que usamos sobre o tecido de fibra de vidro, após a laminação, e também sobre compensados e madeiras para impermeabilizá-los. A massa é tixotrópica, e a carga usada é aerosil, e a massa fica bastante seca e rígida. Porém, ao aplicá-la com espátula, ela amolece e adquire um brilho, ficando totalmente transparente após a cura, desde que aplicada da forma correta. Nosso canal no Youtube tem vídeos explicando este processo.
Recomendações de uso
Estas resinas estão no mercado desde antes do Madeira Mar começar a usá-las na construção naval. Desenvolvemos estes procedimentos de aplicação, e escolhemos especificamente estas resinas, por serem as mais adequadas para a produção de cascos estruturalmente robustos e duráveis, com o melhor acabamento. Por isso você deve seguir estas recomendações ao construir seu barco. Estas técncas foram testadas, e o uso das resinas de forma diferente da apresentada acima pode produzir resultados indesejados. A resina de laminação, com carga tixotrópica, não deve ser usada para colagem. Ela deixará as regiões coladas muito rígidas, e a alta concentração de carga exigida pode levar a uma perda de quantidade de resina epóxi, quando a madeira começar a absorvê-la. Já fizemos muitos testes com diversas resinas, em diferentes condições, e você pode obter os melhores resultados seguindo nossas instruções de uso e dicas de aplicação, para ter a garantia de que seu barco vai desempenhar de acordo com o projeto.
Quem acompanha o trabalho do Madeira Mar há mais tempo lembra que por volta de 2020 os kits de colagem da Redelease eram oferecidos apenas com a resina 2004. Atualmente são oferecidos com o nome de Cola Tudo Epóxi, em kits de 2kg, composto pela resina 2001 e endurecedor 3140. A resina 2001 é mais viscosa e atinge o ponto de filete com menor quantidade de carga, o que é melhor do ponto de vista estrutural. Outra característica deste kit é que a quantidade de endurecedor pode variar. Este pode ser usado em proporção 1:1, até 1:0,6 (60% de endurecedor em relação a resina). Usar menos enduecedor deixa a resina mais rígida. Usar mais endurecedor deixa a resina mais flexível. Assim, na dúvida, sempre pergunte para nossa equipe técnica. E consulte o Guia Rápido de Uso de Resinas que acompanha o Curso de Construção Naval e o material do Projeto que você adquiriu.