Virando um Casco de Veleiro

Virando um Casco de Veleiro

Um dos momentos simbólicos e importantes na construção de um barco é a virada do casco, ainda mais quando se trata de um barco grande! Acompanhe a virada do casco do Lagoa 25 de nosso aluno Guilherme, de Florianópolis, SC.

Virar um casco de compensado naval de 25 pés, após a laminação e acabamento do casco externo, é um momento muito importante. Após a virada a parte interna será iniciada, e a próxima movimentação do casco será para levá-lo a água! O processo de virar um casco de mais de 500kg, mais a estrutura de suporte, exige uma preparação adequada. A maneira mais siples e econômica é contratar um caminhão Munck para erguer e fazer a virada. É seguro, relativamente rápido, e dispensa a contrução de estruturas para erguer e virar o casco.

Veja abaixo a sequência de virada do casco do Lagoa 25, em um time lapse. O processo todo levou cerca de 3 horas, pois o espaço era reduzido. Foram necessários pneus velhos para apoiar o casco para ajustar as cintas de carga de forma a promover a virada do casco, e após apoiá-lo em seu berço, já está pronto para o trabalho de colagem e montagem interna.

Saiba mais sobre o Lagoa 25 em nosso catálogo de projetos.

O Lagoa 25 é um projeto de Motorsailer/trawler para construção artesanal através do método costure e cole. Apesar de suas dimensões modestas, tem pé direito de 1,90m, e uma cabine com acomodações generosas para convívio e pernoite. O mastro rebatível permite passar sob pontes baixas, e o sistema de quilhas laterais permte navegar em águas rasas e encalhar em pé.

Em breve mais novidades sobre este barco! Continue acompanhando nossas notícias e vídeos do canal!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Madeira Mar Estaleiro Escola