Novo Projeto de Veleiro em Desenvolvimento

Acompanhe um projeto de veleiro desenvolvido através de nosso sistema de apadrinhamento
Um novo projeto de veleiro está nascendo no Madeira Mar Estaleiro Escola. A iniciativa partiu de um aluno do Rio de Janeiro, que decidiu apadrinhar este novo projeto. A partir de hoje você vai poder acompanhar as etapas do desenvolvimento de um projeto de veleiro, desde o início.
Marcos e seus filhos Marcos e Raphael entraram em contato conosco para propor um novo projeto, de um veleiro que fosse fácil de construir, mas comportasse os 3 em velejadas na Região dos Lagos, em Búzios, no Arraial do Cabo e em Macaé, no Rio de Janeiro. Eles não são velejadores experientes, e apenas um deles tem experiência em marcenaria. Assim, simplicidade construtiva é importante no projeto, que deve oferecer boa estabilidade e capacidade para 3 adultos de estatura alta.
O primeiro passo do projeto é fazer um levantamento das necessidades e desejos dos padrinhos. Isto é feito através de um questionário. Eis as principais necessidades levantadas:
Características desejadas:
- Estabilidade elevada
- Cockpit aberto e amplo, para até 4 pessoas
- Possibilidade de usar um motor de apoio e remos de voga
- Vela de fácil manuseio para velejadores inexperientes
- Compartimentos estanques com espaço para carga
- calado baixo e bolina retrátil
- mastro autoportante fácil de remover para transporte
- design clássico, vintage
- facilidade construtiva e custo reduzido
Com as respostas, é possível elaborar uma lista de requisitos técnicos, que nada mais é do que converter as impressões subjetivas dos padrinhos em características objetivas mensuráveis. Após esta análise pudemos determinar metas para nosso projeto:
- Comprimento total: 4m a 4,2m
- Boca: acima de 1,80m
- Calado: menos de 30cm
- Plano vélico: catboat, vela marconi, razão de aspecto baixa
- Estabilidade inicial elevada: Altura de metacentro superior a 1,5m
- Layout interno: aberto, bancos laterais, caixas estanques de proa e popa, espaço de armazenamento na proa, banco transversal para passageiros e para remar
- Motorização: de apoio, popa, em suporte fixo, 3,3 a 5hp
Se você quer saber mais sobre os conceitos acima e quer entender como um veleiro navega, conheça nosso Curso Online de Projetos de Barcos.
Uma vez feito este briefing inicial, partiremos para os primeiros desenhos de concepção do barco. Devido a necessidade de uma elevada capacidade de carga e espaço, em um comprimento reduzido, a idéia de fazer um catboat parecia muito atraente, e atendia a um dos desejos dos padrinhos, de um barco com estilo clássico, vintage. Este poderia ser o irmão caçula da família Peregrino (que hoje tem dois barcos, o 160 e o 190). Uma versão aberta, daysailer. Já falamos das excelentes qualidades dos catboats como barcos de recreio (leia mais AQUI).
A partir de hoje, então, vocês vão acompanhar o nascimento do Peregrino 130! Sigam nosso Instagram e inscrevam-se em nosso Canal!
Um comentário
Bom, muito bom saber como ‘se faz a coisa’, no caso, um barco a partir de uma ideia. Como dito: transpor do subjetivo para o objetivo. Depois, para o mundo real. Grato pela oportunidade de acompanhar as etapas. Sucesso!!!