Novo Projeto de Veleiro em Desenvolvimento

desenho de um veleiro pequeno navegando

Acompanhe um projeto de veleiro desenvolvido através de nosso sistema de apadrinhamento

Um novo projeto de veleiro está nascendo no Madeira Mar Estaleiro Escola. A iniciativa partiu de um aluno do Rio de Janeiro, que decidiu apadrinhar este novo projeto. A partir de hoje você vai poder acompanhar as etapas do desenvolvimento de um projeto de veleiro, desde o início.

Marcos e seus filhos Marcos e Raphael entraram em contato conosco para propor um novo projeto, de um veleiro que fosse fácil de construir, mas comportasse os 3 em velejadas na Região dos Lagos, em Búzios, no Arraial do Cabo e em Macaé, no Rio de Janeiro. Eles não são velejadores experientes, e apenas um deles tem experiência em marcenaria. Assim, simplicidade construtiva é importante no projeto, que deve oferecer boa estabilidade e capacidade para 3 adultos de estatura alta.

O primeiro passo do projeto é fazer um levantamento das necessidades e desejos dos padrinhos. Isto é feito através de um questionário. Eis as principais necessidades levantadas:

Características desejadas:

• Estabilidade elevada
  • Cockpit aberto e amplo, para até 4 pessoas
  • Possibilidade de usar um motor de apoio e remos de voga
  • Vela de fácil manuseio para velejadores inexperientes
  • Compartimentos estanques com espaço para carga
  • calado baixo e bolina retrátil
  • mastro autoportante fácil de remover para transporte
  • design clássico, vintage
  • facilidade construtiva e custo reduzido

Com as respostas, é possível elaborar uma lista de requisitos técnicos, que nada mais é do que converter as impressões subjetivas dos padrinhos em características objetivas mensuráveis. Após esta análise pudemos determinar metas para nosso projeto:

• Comprimento total: 4m a 4,2m
  • Boca: acima de 1,80m
  • Calado: menos de 30cm
  • Plano vélico: catboat, vela marconi, razão de aspecto baixa
  • Estabilidade inicial elevada: Altura de metacentro superior a 1,5m
  • Layout interno: aberto, bancos laterais, caixas estanques de proa e popa, espaço de armazenamento na proa, banco transversal para passageiros e para remar
  • Motorização: de apoio, popa, em suporte fixo, 3,3 a 5hp

Se você quer saber mais sobre os conceitos acima e quer entender como um veleiro navega, conheça nosso Curso Online de Projetos de Barcos.

Uma vez feito este briefing inicial, partiremos para os primeiros desenhos de concepção do barco. Devido a necessidade de uma elevada capacidade de carga e espaço, em um comprimento reduzido, a idéia de fazer um catboat parecia muito atraente, e atendia a um dos desejos dos padrinhos, de um barco com estilo clássico, vintage. Este poderia ser o irmão caçula da família Peregrino (que hoje tem dois barcos, o 160 e o 190). Uma versão aberta, daysailer. Já falamos das excelentes qualidades dos catboats como barcos de recreio (leia mais AQUI).

A partir de hoje, então, vocês vão acompanhar o nascimento do Peregrino 130! Sigam nosso Instagram e inscrevam-se em nosso Canal!

Tags: , , ,

Um comentário

1. Ademir disse:

Bom, muito bom saber como ‘se faz a coisa’, no caso, um barco a partir de uma ideia. Como dito: transpor do subjetivo para o objetivo. Depois, para o mundo real. Grato pela oportunidade de acompanhar as etapas. Sucesso!!!