Projeto de Veleiro Peregrino 130 – Primeiros Esboços

desenho de veleiro de 4 metros em compensado naval e epóxi

Primeiros esboços do novo veleiro Peregrino 130 – Concepções iniciais de layout, design e plano velico.

Continuando esta série de artigos em que vamos acompanhar o desenvolvimento do projeto de um novo veleiro, o Peregrino 130, apresentaremos hoje os primeiros esboços, elaborados a partir do briefing que apresentamos no primeiro artigo.

Nesta etapa os desenhos são a mão livre, sem preocupação com medidas exatas. Porém, os desenhos respeitam a escala real, para que ofereçam aos padrinhos uma noção clara do arranjo, das dimensões e da forma do veleiro.

Analisando os desenhos, os padrinhos puderam fazer seus comentários, solicitar alterações e tirar suas dúvidas. Esta é uma boa hora para definir ferragens e acessórios, avaliar o design e estimar a complexidade construtiva. Em seguida o projetista pode fazer uma nova série de desenhos, e no caso do desenho da embarcação agradar, pode iniciar a modelagem do casco. Uma vez aprovada a concepção geral, podemos definir medidas e desenhar este casco no programa de modelagem, que nos fornecerá dados precisos de hidrostática e estabiludade.

Veja abaixo os primeiros desenhos do mais novo irmão caçula da família de veleiros Peregrino.

Perfil com informações sobre a embarcação
Layout interno com informações sobre as partes do arranjo interno

Desenho em perspectiva para dar uma idéia geral do estilo e dos espaços

Nos desenhos acima é possível ver a relação entre boca e comprimento, típica dos catboats, que dá ao barco muita estabilidade inicial, e espaço interno. Apesar de seu comprimento reduzido, o barco tem um cockpit amplo que comporta até 4 pessoas, com espaço para carga. A escolha do plano vélico foi feita com base na simplicidade construtiva e de operação, e também permite que seja usado um tubo de aço redondo de 6m de comprimento como mastro. Mastros redondos de aço são baratos, resistentes e leves. Alças para ancoragem dos moitões e do único estai de proa são soldadas diretamente no mastro, e após soldagem de tampas cegas nas extremidades, o mastro se torna flutuante.

A estrutura interna é simples, com 3 anteparas estruturais que definem o compartimento estanque de popa, a antepara central que sustenta o banco transversal e a caixa de bolina, e a antepara de proa, que delimita o compartimento estanque de proa. Os compartimentos estanques tornam o casco inafundável. Na proa, atrás da antepara, uma área coberta abriga um “porta-malas” generoso, para equipamentos, material de acampar, cabos, âncora e o que mais você quiser levar em sua expedição.

Continue acompanhando esta série de artigos sobre o projeto do mais novo veleiro Madeiramar. Aproveite e assista uma aula gratuita do nosso curso de Projetos de Barcos em nosso canal do Youtube!.

Tags: , , ,

1. Marcelo disse: