Como são dimensionadas as estruturas de uma embarcação de esporte e recreio

Projetistas de embarcações monocasco usam um método preciso e eficaz para dimensionar as estruturas internas de cascos de embarcações, desde espessura de casco até quilha, cavernas, anteparas, entre outras. Você pode aprender como calcular estas estruturas por conta própria! Faça nosso Curso de Dimensionamento de Estruturas de Embarcações de Esporte e Recreio dia 25 de fevereiro. Apenas 450,00.

O método se baseia em número de escantilhão, que expressa uma relação entre as dimensões lineares, deslocamento e carga a que está submetida a estrutura. Há diversos métodos para calcular estruturas de embarcções de tamanhos e aplicações diversas. Existem normas de escantilhão bastante complexas, de sociedades classificadoras, para navios, como Lloyd´s, ISO e ABS. Estas sociedades classificadoras tem registros de estrururas de embarcações, coletados por empresas de seguro, desde os tempos das grandes navegações, no século XVI.

Restos de um naufrágio de navio negreiro no Museu Afro-Brasil em São Paulo: quilha, caavernas, escantilhóes básicos. As longarinas foram colocadas depois, para dar uma idéia da forma do casco

Por outro lado, estas normas são excessivamente comlexas para embarcações de esporte e recreio. Para dimensionar estas embarcações, usamos um método chamado de Número de Escantilhão, desenvolvido por Dave Gerr, autor, projetista e diretor da faculdade de arquitetura naval de Westlawn. Este método permite dimensionar, sem necessidade de cálculo avançado, estruturas de embarcações de esporte e recreio de madeira, compensado naval, fibra de vidro, alumínio e aço. O método de número de escantilhão é confiável porque se baseia não apenas em cálcuos estruturais mas também em dados de pesquisa e experiência real.

O método tem suas limitações. Ele é preciso para embarcações definidas pelo método. Especificamente, é eficaz para monocascos (veleiros ou barcos a remo e motor) até 120 pés,. Multicascos apresentam uma complexidade particular que o método de escantilhão não foi desenvolvido para dimensionar. Porém, para monocascos, é possível dimensionar estruturas para todas as diferenças de forma, tamanho, velocidade e deslocamento. O método resulta em barcos com muita segurança, sem excesso de peso. Barcos leves, fortes e confiáveis, que resistirão a todos os esforços e até a encalhes acidentais.

No caso específico do método costure e cole, é possível dimensionar todos os elementos estruturais de um casco, desde espessura de compensado, gramatura da fibra usada nas emendas, gramatura total dos laminados externos, estruturas específicas para suporte de mastros e quilhas com lastro, cabines, decks, hastilhas e demais componentes. Alunos do curso de projetos poderão complementar sua formação em nosso curso complementar de Dimensionamento de Estruturas de Embarcações. este curso será oferecido online ao vivo, em breve. Se você tem interesse em saber mais, deixe seu nome e telefone (com Whatsapp) no formulário abaixo, que entraremos em contato.

Investimento: 450,00

Durção: 6 horas