Comprar um barco usado ou construir um novo?

Quem busca uma porta de entrada acessível ao mundo náutico com frequência se depara com esta questão: Vale mais a pena comprar um barco usado ou construir um barco novo?

Responder esta pergunta não é tão fácil quanto parece. Comprar um barco usado parece tentador, já que você já sai navegando… ou não? Se você tiver a sorte de encontrar um barco em ótimas condições a um preço bom, perfeito, mas quase nunca este é o caso. Barcos usados, especialmente de fibra de vidro, em geral acumulam anos de deterioração por osmose e infiltração. Os efeitos nem sempre são perceptíveis, ainda mais se o barco recebeu uma reforma cosmética antes da venda. E grandes pechinchas vem sempre com alguma “surpresa” escondida. Para quem acha que reformar é mais rápido e barato que construir um barco novo, segue um aviso: em geral não é! Reformar um barco de fibra de vidro é em geral mais trabalhoso do que construir um barco de compensado-epóxi, e o trabalho com resina poliéster e fibra de vidro é insalubre e desagradável. Contratar mão de obra, por outro lado, é sempre uma alternativa cara com resultados muito variados. Fale com qualquer grupo de velejadores e você vai ver as mais diversas experiências com serviços de reforma.

Construir, por outro lado, tem grandes vantagens: você pode escolher um projeto que é exatamento como você quer e precisa. Além disso, quem constrói, sabe consertar. O barco é novo, sem armadilhas ou problemas prestes a aparecer em hora imprópria. O custo é previsível, pois você recebe uma lista de materiais e manual de construção, e se fizer tudo direitinho, vai gastar o que planejou. Com reformas, nunca se sabe o que se vai encontrar quando se começa a raspar a tinta…

Construir tem outro grande benefício. Você vai conhecer um prazer único de velejar no barco que você construiu! Vai fazer parte de um crescente mas seleto grupo de artesãos que navegam em máquinas construídas por suas próprias mãos, usando madeira, o material mais antigo usado em embarcções, e epóxi, o compósito mais avançado. Construir ensina, inclusive, como navegar. Conhecer cada parte do seu barco te dá um domínio muito maior sobre a embarcação e uma compreensão sobre seu comportamento. E existem CURSOS

Outra vantagem de construir é que você pode ter mais por menos. Barcos de compensado naval costure-e-cole tem melhor aproveitamento de espaço interno, e com um bom projeto você pode ter a mesma qualidade de navegação e conforto em um barco menor e mais leve, com menor custo operacional, maior facilidade de manutenção, e possibilidade de rebocar com facilidade.

Visite nossa página de projetos para ver algumas das opções de barcos que você pode construir em casa. Você vai descobrir barcos muito diferentes dos que você costuma ver nas marinas e clubes. Barcos com personalidade, beleza clássica e espaços de uso e convívio que tornam muito mais agradável velejar! E pode, também, encomendar um projeto sob medida!

Tags: