Qual o melhor software para projetar um barco?

Há muitas opções de software para projetar cascos de embarcações, cada um deles com suas características e recursos. Mas antes de abrir o computador e começar a criar as primeiras linhas, você tem muito trabalho a fazer! Por isso, antes de escolher um programa, você precisa definir as características de sua embarcação, dimensões, terá que ter uma idéia da distribuição dos volumes abaixo da linhra d’água, e uma idéia, mesmo que intuitiva, de sua estabilidade.

Por isso, em nosso curso online de Projetos de Embarcações de Esporte e Recreio, as aulas de introdução à modelagem de casco são as últimas do curso. Antes disso, você precisa entender de estabilidade, forma, ergonomia, aspectos construtivos, e ter desenvolvido esboços de layout interno, plano vélico, forma do casco.

É um erro comum pensar que um projeto começa com o desenho no computador. Mas há muitas etapas importantes que vem antes: primeiro, você tem que elaborar uma lista de requisitos, que são os parâmetros que definirão as características, medidas e forma do casco. Os requisitos podem ser uma exigência de um cliente, ou, no caso de você projetar o seu próprio barco, suas próprias necessidades. De qualquer forma, sua primeira tarefa será listar seus desejos e necessidades, e convertê-las em requisitos técnicos mensuráveis. Estes requisitos incluem medidas e metas de desempenho e estabilidade.

Uma vez feitos os primeiros desenhos você poderá calcular estabilidade, arrasto e demais características, para avaliar o quão longe está dos valores de meta. A partir daí você pode ajustar os desenhos, e, se necessário, suas metas, para atender aos requsitos de projeto.

Nesta etapa de desenhos iniciais já é possível usar o computador, e para isso você precisa de um software de projeto que trabalhe com curvas NURBS, curvas com pontos de controle, que crie uma superfície de casco com volume calculável. Softwares como o Delftship, que tem uma versão gratuita baixável, e Rhinomarine, módulo que é instalado no Rhinoceros, permitem desenhar o casco e fornecem, instantaneamente, dados hidrostáticos básicos como deslocamento, posição do centro de carena, curva de áreas e centro do plano de flutuação.

Lembra do que falamos antes sobre o entendimento dos conceitos básicos de projeto de veleiros? De nada adianta um software que forneça estes dados se você não sabe o que significam. Por isso, antes de baixar o Delftship e desenhar um barco, aprenda os conceitos básicos! O Curso de Projetos de Barcos de Esporte e Recreio apresenta conceitos avançados de forma simples e fácil de entender. O curso não tem pré-requistos, não é preciso ter formação na área, só interesse e muita vontade de aprender.

Faça sua matrícula agora mesmo! No curso você terá acesso ao software de projeto que usamos, e contará com nossa assessoria durante seus estudos. Dúvidas? Entre em contato hoje mesmo!

Tags: , ,