O que é um Barco-casa?

O que é um barco-casa? Qual a legislação que regulamenta sua construção e uso? Quais as opções para eu construir um barco-casa?

Neste artigo vamos explicar o que é um barco-casa, e como você pode construir o seu e aproveitar as incríveis qualidades deste tipo de embarcação. Barcos-casa são barcos que tem acomodações planejadas para oferecer a melhor habitabilidade quando eles estão ancorados, atracados ou encalhados na margem. Entretanto, isto não significa que os aspectos de navegabilidade são inferiores aos de qualquer outra embarcação a motor. Isso vai depender, é claro, da qualidade do projeto.

Do ponto de vista legal, não é permitido, salvo em raros casos, morar em uma casa flutuante ou na beira da água. Todas as águas interiores e costeiras até 20 milhas da costa são de propriedade da União, e seu acesso é livre a todos, por lei. Moradias flutuantes configuram uma apropriação de uma área da União e isto não é permitido. Porém, o acesso à água em embarcações é livre para todos. Um barco-casa, portanto, deve ser uma embarcação com capacidade de navegação autônoma. Para fins de uso e registro, deve ser um barco e atender às normas da Capitania dos Portos.

Jaú 210 – um barco casa compacto e muito confortável

Veja abaixo este vídeo do Jaú 210, nosso barco-casa de 6,4 metros!

Saiba mais sobre este projeto AQUI

Como um bom barco casa, o Jaú 210 tem uma cabine em que você pode caminhar de pé em toda sua extensão, inclusive dentro do banheiro. Na proa, há um camarote com dois beliches de solteiro. Há um banheiro fechado, coisa rara num barco tão pequeno, e o salão, que acomoda 4 pessoas à mesa, se transforma numa cama de casal. Um balcão de cozinha de quase 2 metros de extensão é perfeito para a cozinha do dia-a-dia. Na popa há uma área de convívio coberta, uma verdadeira varanda, e o cockpit permite que você pilote ali, junto da família e dos amigos, curtindo o passeio e a vista. O teto é um solário, é possível caminhar sobre ele. Na proa há uma pequena plataforma para facilitar o embarque, pois o barco tem um calado baixo e a proa pode ser encalhada na areia para desembarque.

Além de ser uma casa flutuante e um barco muito eficiente, estável e seguro, o Jaú 210 usa o método costure e cole de construção, que é muito acessível ao construtor amador. O Jaí 210 mostrado no vídeo acima foi construído por um aluno de nosso curso de construção naval, e foi sua primeira experiência de construção naval! Leia o depoimento dele em nosso site!

Tags: ,