Pequeno Príncipe 135 – o menor veleiro cabinado do Brasil

Pequeno Príncipe 135 – o menor veleiro cabinado do Brasil

Em 2010 começamos a desenvolver o projeto do Pequeno Príncipe 135. Foi nosso primeiro projeto, e no processo (longo) de seu desenvolvimento aprendemos muito sobre como projetar um barco voltado às necessidades, possibilidade e condições do entusiasta brasileiro. De fato, durante o projeto, consultamos através de um blog (www.gustavodantas.wordpress.com) os leitores, para saber quais as características este barco deveria ter para que fosse confortável, marinheiro, prático e acessível técnica e financeiramente. O resultado foi um veleiro cabinado compacto, muito seguro, robusto, leve, estável, prático e fácil de construir, operar e manter.

Veleiro Pequeno Príncipe 135 – casco na fase de costura inicial, sobre suporte, em uma garagem em São José, SC

Recentemente acompanhamos a costura do casco do mais novo exemplar do Pequeno Príncipe 135 em construção, em São José, SC. O barco está sendo construído em uma garagem, em um espaço bem restrito, mas suficiente. Para aumentar o rendimento do espaço o construtor, Rodolpho Broering, com ajuda de seu amigo Ruy, instalou rodas no suporte de construção, para movimentar o casco de forma a facilitar o acesso a toda a embarcação em um espaço estreito.

Outro veleiro Pequeno Príncipe 135 em construção, na garagem do Moacyr, em Niterói.

O veleiro Pequeno Príncipe, além de ser rápido e fácil de construir, e ter um custo total reduzido (mais barato do que muitos monotipos usados), e é um barco robusto, seguro e que dispensa manutenção frequente. Seu tamanho reduzido facilita rebocar com um carro popular, e como tem calado de 20cm com bolina recolhida, é fácil subir a embarcação em uma carreta rodoviária sem ajuda. O veleiro também consegue navegar em águas rasas, mas tem grande estabilidade, podendo enfrentar tempo ruim e ventos fortes com segurança.

Veleiro Pequeno Príncipe 135 – pronto para velejar – armação carangueja com mastreação em madeira feita pelo construtor – este é do Manoel, de Florianópolis, o primeiro a construí-lo.

O veleiro Pequeno Príncipe 135 é um barco ideal para expedições de fim de semana, para velejar com a família e amigos em um veleiro cabinado espartano mas confortável. É possível ficar sentado na cabine sem bater a cabeça no teto, e duas pessoas podem dormir na cabine. O cockpit abriga 4 pessoas, e ele tem amplo espaço sob o cockpit e na cabine para equipamentos, motor de popa, cooler, e até um vaso sanitário químico tipo “porta-potty”. Por isso é ideal para pequenos cruzeiros, e para velejar com a família. A área vélica generosa (12m²) oferece bom desempenho, e assim o Pequeno Príncipe 135 tem as vantagens de um monotipo (leveza, agilidade, praticidade) com as vantagens do cabinado (acomodações para pernoite, capacidade de armazenagem, conforto). Uma opção ideal para o construtor e velejador de primeira viagem. Assista o vídeo abaixo para conhecer mais!

Você pode adqurir o projeto diretamente em nosso site, na página do Projeto Pequeno Príncipe 135.

Dúvidas? Entre em contato pelo Whatsapp, clicando no botão que aparece na sua tela! Se você acha que construir um barco está fora de seu alcance, repense. Temos um curso online que ensina, passo-a-passo, como construir qualquer barco que projetamos! Além disso, você mesmo pode fabricar suas velas, ao fazer nosso curso de fabricação de velas de lonaleve.

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Madeira Mar Estaleiro Escola
%d blogueiros gostam disto: