Costure e Cole em Barcos Grandes

Uma dúvida comum entre os entusiastas da construção de barcos em compensado-epóxi é sobre qual o limite de tamanho da técnica costure-e-cole. É possível usar a técnica costure e cole em barcos grandes?

A resposta curta é: SIM! Claro! A técnica costure e cole é uma técnica de madeira-epóxi e é apropriada para construir barcos de praticamente qualquer tamanho. Os maiores já fabricados com esta técnica tem 55 pés. É claro que barcos destas dimensões são em geral feitos em estaleiros, devido a necessidade de equipamentos pesados. Porém, até 40 pés é possível construir em casa. Para barcos acima de 25 pés você provavelmente vai precisar de um caminhão Munck para virar o casco, e um picadeiro para montar o casco de cabeça para baixo. Mas a técnica costure e cole pode ser usada com as mesmas vantagens dos barcos pequenos: rapidez de construção, menor uso de madeira maciça, leveza, durabilidade e facilidade de aprender as técnicas para construir o barco. As ferramentas básicas são as mesmas: tico-tico, lixadeiras, e ferramentas manuais para trabalhar com resina.

Obviamente barcos grandes exigem cascos mais espessos e maior gramatura de fibra de vidro. Para fazer um casco de grande espessura, normalmente o casco é montado e colado a partir de chapas fáceis de moldar. Em seguida são coladas camadas sobre o casco, de tiras de compensado mais fino, até atingir a espessura desejada. Esta técnica de colagem de tiras diagonais de compensado é chamada de moldagem a frio (cold-molded).

casco do GP28, feito em compensado naval de 10mm sobre balisas, em um picadeiro.

Porém, diferentemente da moldagem a frio tradicional, a moldagem sobre um casco costure e cole é muito mais rápida, porque a curvatura do casco se dá em uma única direção, e assim não é necessário fazer ajustes nas ripas de compensado moldadas. Basta cortar tiras paralelas e colar sobre o casco, em ângulo de 45 graus em relação ao casco base. O ângulo é invertido de camada para camada (cada camada fica aproximadamente a 90 graus em relação à outra). Quando a espessura de projeto é atingida, prosseguimos para a laminação de fibra de vidro, exatamente como fazemos em barcos pequenos.

O casco do GP 28 com 2 camadas de ripas de 4mm coladas com epóxi, e posteriormente laminadas com tecido de fibra de vidro.

Os cascos grandes fabricados a partir da técnica costure e cole também dispensam estruturas de madeira maciça como cavernas e longarinas. Anteparas estruturais, que em geral também coincidem com divisórias e mobiliário, são os únicos elementos transversais necessários. Jazentes de motor, pés de mastro e travessas de reforço são utilizadas em regiões onde há esforço concentrado, como quilhas, motor, mastreação.

Assim, com o projeto adequado, você pode construir um barco de grandes dimensões em casa, em um tempo menor do que barcos feitos com outras técnicas de madeira e epóxi. Também é mais acessível do que outras técnicas construtivas, como aço ou alumínio, que exigem muita experiência de soldagem. As técnicas de epóxi que você precisa para construir qualquer barco de costure e cole são as mesmas, independentemente do tamanho da embarcação, e você pode aprendê-las nos cursos do Madeira Mar Estaleiro Escola.

Se você procura um projeto de um veleiro de mais de 25 pés, e não encontra um projeto de construção acessível a amadores, conheça nosso sistema de apadrinhamento de projetos. E faça o curso de projetos para transformar suas idéias em um novo desenho de barco.

Tags: , ,