Velejando no Peregrino 190

Recentemente fomos convidados por Guilherme para velejar no Girassol, o Peregrino 190 que ele construiu com mais dois amigos em 2020. O Peregrino 190 é um catboat, e como tal, tem algumas características muito peculiares. Entrando no barco, espanta o tamanho do cockpit. Velejamos em 7 pessoas, incluindo duas crianças.

vela em lonaleve, no segundo rizo

O vento estava forte, e com a vela no segundo rizo, navegamos a 5 nós, adernando muito pouco. Mesmo navegando no través o barco ofereceu conforto incomparável. Não é necessário posicionar a tripulação para fazer contrapeso, e apesar da velcoidade da embarcação a velejada é tranquila. O Peregrino 190 entra rápido no vento quando recebe uma rajada, e por isto é muito seguro mesmo em mãos inexperientes.

A cabine oferece muito espaço, e o banheiro fechado é um diferencial que adiciona muito conforto, em especial considerando que o Peregrino 190 tem apenas 6 metros de comprimento. Para velejadas em família e para cruzeiros isso faz diferença. Outra vantagem é a bolina retrátil. O Peregrino 190 pode encalhar na praia para desembarque, e assim é o barco ideal para conhecer praias e locais onde só se chega pela água.

A área vélica generosa é muito potente no popa e no través, e orça bem também, desde que você ofereça um ângulo adequado para o vento. O leme é mais pesado do que num veleiro convencional, em especial quando a velocidade é alta, porém ele não precisa ser recolhido quando você se aproxima da pria. O barco pode navegar em águas de 45cm de profundidade com 100% de leme.

O Peregrino 190 oferece o melhor de dois mundos: estabilidade para navegar em mar aberto, e versatilidade para navegar em praticamente qualquer lugar. É um barco capaz de atingir quase 7 nós com vento de popa (6,9 medidos no GPS), e ainda assim ser um barco de cruzeiro com cabine equipada para ficar à bordo por longos períodos.

O Peregrino 190, assim como o Peregrino 160, são veleiros excelentes para construtores amadores com ou sem experiência. Com o suporte de nossa equipe, e os cursos do estaleiro-escola, realizar este sonho está ao seu alcance. Entre em contato para conhecer melhor este projeto!

Tags: , ,