Como construir um barco em casa

Construir um barco em casa é fácil e rápido com os cursos e projetos do Madeira Mar Estaleiro Escola

Qualquer pessoa é capaz de construir um barco. Não é preciso ter experiência prévia em marcenaria, uso de ferramentas ou em construção naval. O que você precisa ter é vontade de aprender e de construir seu barco. Os conhecimentos e a experiência você pode adquirir durante a construção e assistindo ao nosso curso online de Construção Naval.

Leia os Depoimentos de alunos que construíram seus barcos, muitos deles sem experiência anterior!

Para construir seu barco, seja ele um veleiro, um caiaque, uma canoa, uma lancha ou outro tipo de barco a motor, o caminho que você vai trilhar é o mesmo. Eis aqui nossa recomendação, para você que quer construir um barco e não sabe por onde começar:

1. Aprenda como construir seu barco: O primeiro passo é adquirir os conhecimentos básicos sobre a construção de barcos, em particular a construção “costure-e-cole” em compensado naval, fibra de vidro e resina epóxi. Este método é o mais indicado para a construção amadora, pela sua rapidez, qualidade estrutural, facilidade de aprender e custo de materiais. O Curso de Construção Naval Costure e Cole do Madeira Mar é o melhor ponto de partida, pois vai te fornecer todos os conhecimentos básicos, desde a interpretação do projeto até a finalização do casco. Além disso você pode assistir ao curso novamente enquanto constrói, e sempre que tiver alguma dúvida.
  2. Escolha um projeto: Escolher um projeto adequado envolve vários fatores: disponibilidade de recursos, tempo, espaço físico e preferências pessoais (veleiro, caiaque, barco para pescar, com ou sem cabine). Nem sempre é fácil equilibrar todas estas questões,. às vezes a insegurança dita a escolha, e você acaba escolhendo um projeto porque parece mais simples de construir, mesmo que não seja o que você quer. Outras vezes você pode exagerar nas suas ambições, e não tem o tempo necessário para dedicar ao barco, o que atrasa o projeto e é um fator grande de frustração. Quando você tem uma dúvida sobre qual o barco mais indicado, o melhor é pedir a ajuda da equipe do Madeira Mar, para orientar na escolha do projeto ideal. E lembre-se da etapa 1 – aprenda a construir. Assim você poderá avaliar melhor a dificuldade e tempo de construção de cada barco.
  3. Organize seu espaço e prepare-se para construir: Se você já tem um projeto em mãos, fica fácil se organizar. Os projetos do Madeira Mar tem lista completa de materiais, inclusive acessórios, ferramentas e consumíveis como pincéis, lixas e braçadeiras. Se você ainda tem dúvidas entre dois ou mais projetos, adquira um plano de estudos de cada projeto que te interessa. Planos de estudo são baratos (em geral 10% do valor do projeto completo) e trazem estimativa de custo total, estimativa de horas de trabalho e lista de materiais do casco. Assim você pode fazer orçamentos de materiais como compensados e madeiras, e pode escolher com sabedoria o projeto mais indicado. No curso de construção você vai aprender como organizar o estaleiro.
  4. Chame a família e os amigos e mãos à obra! Agora é comprar os materiais e começar a construir! Em geral você consegue realizar todas as etapas da construção sozinho, mas muitas etapas são mais fáceis e divertidas se feitas coletivamente. Aproveite para unir a família em torno deste projeto, e chame seus amigos para participar! Construir um barco é divertido e navegar no barco que você construiu será uma experiência inesquecível! Construir um barco exige compromisso e responsabilidade. Afinal, o barco deve oferecer segurança aos seus tripulantes e passageiros. Siga as instruções do manual de construção, e na dúvida fale com a equipe do estaleiro-escola. Use sempre os EPIs indicados para cada etapa, e os materiais indicados no projeto.

Construir um barco não requer experiência ou prática, só vontade de aprender e de construir! Muitos de nossos alunos nunca tinham usado ferramentas elétricas ou trabalhado com marcenaria, e vários deles também não velejavam, nem navegavam com frequência. Construir um barco foi a maneira que encontraram de ter o barco de seus sonhos. Portanto, se você tem dúvidas se é capaz de construir um barco, faça como nossos alunos: sonhe, aprenda, construa e navegue!

Tags: , ,

1. MICHEL Straub disse:

Boa tarde sou aposentado e gostaria de construir um barco de madeira e colocar motor e com acomodação para 2 pessoas pois quero navegar muito falta só esse sonho

• madeiramar disse:

Michel, seu sonho está a um passo de se realizar. Faça o curso de construção naval online ou presencial, e adquira um projeto de barco a motor e com cabine, como os barcos da série Jeú. Em menos de um ano você pode estar navegando no barco que você construiu! Envie whatsapp para 48 99936 9200 para saber como!