Como identificar um compensado naval

Neste artigo vamos explicar como você pode identificar um compensado apropriado para construção naval “costure e cole”

O compensado naval apropriado para se construir barcos tem características específicas, que o difere dos compensados comuns. Para começar, o compensado naval é fabricado com lâminas finas de madeira coladas entre si com cola fenólica, que é à prova d’água. Este compensado não delamina quando exposto à umidade. Outras características são desejáveis em compensados navais. Porém, a cola fenólica é o fator mais importante.

Como reconhecer um compensado naval

Compensados navais são fáceis de se identificar. Basta lascar um pedaço de uma das lâminas com uma faca ou estilete, Entre as lâminas você poderá ver a cola, que tem uma cor arroxeada escura. Compensados comuns são colados com cola branca, que é transparente depois de seca.

Outras características de compensados próprios ara construção naval

Além da colagem com resina fenólica, compensados navais devem ter lâminas finas. Para compensados de 10mm, por exemplo, o ideal é que tenham pelo menos 5 camadas, mas o ideal é que tenham 7 ou mais. É importante que não haja vazios nas camadas internas, que são fáceis de identificar inspecionando a borda do compensado. No vídeo acima, mostramos os defeitos mais comuns e como identificá-los.

Qual a melhor madeira de compensado naval?

Tradicionalmente, compensado naval de cedro puro sempre foi preferido na construção naval, pois o cedro repele umidade e não mancha nem apodrece facilmente. Porém, com as modernas resinas epóxi, os compensados ficam protegidos da água, e isto permite usar outras madeiras menos nobres. Como o compensado naval de cedro puro está cada vez mais raro, e caro, a maioria dos barcos construídos no Madeira Mar Estaleiro Escola usa compensado naval de copaíba ou de virolinha. O compensado naval de copaíba é feito com lâminas de copaíba intercaladas com lâminas de pinus. Ele é mais forte que o compensado de cedro, e sua madeira é escura, com um desenho muito bonito. Porém, as chapas devem ser bem escolhidas, pois há grande variação de cor entre chapas.

O Peregrino 160, cujo casco foi fabricado em compensado naval de virolinha, e sua cabine foi feita em compensado naval de copaíba. O leme foi fabricado em compensado naval de pinus.

Outra alternativa acessível é o compensado naval de pinus. Ele tem um desenho bonito, e se forem de boa qualidade, são excelentes também. O primeiro Rio 3.3, o Vira Lata, construído em Niterói em 2017, foi feito em compensado naval de pinus, e está navegando em ótimas condições até hoje!

Aprenda a construir um barco usando compensado naval!

Você já pensou em construir um barco em casa? A técnica “costure e cole” é perfeita para isso, pois os barcos projetados para esta técnica são fáceis de construir, e aprender é muito rápido! Conheça os cursos do Madeira Mar Estaleiro Escola, e escolha um de nossos projetos para construção artesanal. Você vai descobrir que construir seu barco está ao seu alcance!

Tags: , ,

1. Airton tavares disse:

Foi esclarecedor , não sabia q entre madeira nobre ia tbm o pinos. Pergunto se posso construir usando o carpete com resina e fibra d vidro .