Como fazer o sistema elétrico de seu barco

Fazer você mesmo o sistema elétrico de seu barco pode parecer desafiador, mas não é. É uma decisão sábia, em especial se você pretende velejar longe da costa.

Uma das qualidades que velejadores e navegadores devem ter é a autonomia. Você vai se deparar com situações onde terá que resolver problemas sem acesso a ajuda de um profissional. Problemas elétricos, em particular, são comuns em embarcações que navegam no mar, devido à corrosão provocada pela água salgada.

Curso Presencial/telepresencial dias 24 e 25 de junho em São José, SC! Transmitido ao vivo pelo Meet!

Uma das melhores maneiras de você adquirir esta autonomia e ser capaz de resolver qualquer problema que seu barco tiver, é você mesmo projetar e fabricar seu sistema elétrico. Esta é a melhor forma de conhecer a fundo todos os componentes do sistema elétrico de seu barco, e ser capaz de diagnosticar defeitos e realizar reparos à bordo sem ajuda externa. Para poder fazer isso, você precisa de alguns conhecimentos básicos sobre instalação elétrica de 12 volts corrente contínua.

Os conhecimentos de que você vai precisar estão disponíveis a todos os alunos de nosso Curso de Elétrica Naval do Madeira Mar Estaleiro Escola, em sua versão online ou presencial. O curso apresenta de modo acessível todos os conceitos básicos para você compreender como funcionam sistemas elétricos de embarcações de esporte e recreio. A partir destes conceitos ensinamos como criar um sistema, escolher componentes, montar painéis elétricos, fazer diagnóstico de defeitos e reparos. O curso aborda os principais sistemas usados em veleiros e barcos a motor, como bombas de porão, pressurizadores, luzes de navegação, iluminação de cabine, sistemas de carga como painéis solares, sistemas de partida de motores e bancos de baterias. Você aprende também a dimensionar baterias, condutores e sistemas de proteção. Conhecerá também as ferramentas necessárias e boas práticas para construir sistemas elétricos seguros, eficientes e confiáveis.

Em junho, dias 24 e 25, ofereceremos o Curso de Elétrica Naval Presencial em São José, SC. O curso também será oferecido também de forma telepresencial, transmitido AO VIVO pelo aplicativo Meet! Faça sua matrícula até dia 8 de junho e ganhe desconto! Entre em contato pelo Whatsapp para garantir sua vaga.

Tags:

1. Tomás Outeiro disse:

Boa tarde,

Encontrei agora este curso e venho perguntar quando fariam nova sessão.
    Aborda a possibilidade de ligação de painéis fotovoltaicos, AMG vs Lítio e transição AMG para Lítio? Caso não aborde ficam as sugestões.

• madeiramar disse:

Atualmente estamos oferecendo o curos de elétrica online, com aulas pré-gravadas, você pode assistir quando quiser. Abordamos painéis fotovoltaicos em termos gerais, em especial o cálculo estimado de sua real capacidade de geração de energia, em função de latitude, temperatura ambiente, cobertura de nuvens e posição de instalação. Porém não detalhamos a instalação de equipamentos especificamente. Mas o curso ensina o beabá da elétrica 12 volts corrente contínua, é muito prático para quem quer fazer sua própria instalação elétrica e não tem formação na área.