Construindo uma lancha em compensado naval e epóxi

No curso de construção naval de Palhoça, que aconteceu em abril de 2023, começamos a construção do primeiro exemplar do Raia 10, uma lancha em compensado naval costure-e-cole, compacta, de fácil construção e baixo custo. Para se ter uma idéia de como este barco é rápido de construir, nos dois dias de curso fizemos a marcação das peças no compensado, cortamos, fizemos a costura, filetagem e colagem, com fitas de fibra de vidro, do casco da embarcação.

O Raia 10 nasceu durante o Curso de Projetos de Barcos telepresencial de 2020, e foi idéia de Alexandre, de 10 anos de idade na época. Ele desenvolveu a idéia de um barco de apoio para um veleiro clássico de grande porte. Com apenas 10 pés (3m10m), 1,40m de boca e um motor de popa de 10 a 15 hp, esta lancha de inspiração clássica leva 4 pessoas. Seu casco de planeio atinge boa velocidade com um motor de 10 hp, e por isso é um barco de construção barata e operação econômica.

A partir deste artigo vamos publicar atualizações frequentes mostrando cada etapa da construção, desde a fabricação do casco, até o acabamento, montagem de motor e comando, e todo o processo de registro da embarcação. Assim nossos alunos vão poder acompanhar todo o processo em detalhes. Veja abaixo as imagens da construção do barco!

Tags: ,