Novidade: Aerobarco Marruá!

O primeiro projeto de Aerobarco do Brasil para construção artesanal!

Marruá é o nome de nosso mais novo projeto: um aerobarco! O primeiro no Brasil projetado para construção amadora, o primeiro em costure-e-cole, e um barco que vai preencher uma lacuna tão grande quanto são as áreas alagadas, pantanosas e de mangue em nosso país!

Aerobarco Marruá – um barco leve, eficiente e acessível ao construtor amador

Este projeto nasceu a partir do apadrinhamento feito por um de nossos mais aplicados alunos, o Roberto, de Garopaba (SC), que solicitou o projeto, seu quarto barco Madeiramar. A idéia partiu de um amigo que sugeriu fazer um casco para colocar um motor e hélice de paramotor (parapente a motor) que ele tinha. Roberto, que está terminando seu terceiro barco, resolveu não arriscar, e nos propôs desenvolver este projeto, para que ele tivesse a certeza de que o barco ofereceria segurança e navegaria bem, e para nós este projeto permitirá oferecer uma alternativa de transporte aquático para regiões onde barco convencionais não podem navegar.

Você já deve ter visto imagens das grandes regiões alagadas do Pantanal, ainda mais agora que suas paisagens estão de volta às telas com a nova versão da novela. Mesmo barcos leves com motores de popa não podem navegar em muitas áreas, por causa da vegetação que fica acima do nível da água, devido a profundidades mínimas, bancos de areia e obstáculos que ficam presos ou danificam hélices.

Aerobarcos, por outro lado, tem seu sistema de propulsão e direção fora da água, como um avião, e por isso o Marruá consegue ir onde nenhum outro barco vai. Em velocidade, seu casco cala menos de 10cm, mesmo com dois tripulantes e carga a bordo. Nos Estados Unidos, pro exemplo, estes barcos são muito populares na região dos Everglades, na Florida. No Brasil conta-se nos dedos as iniciativas de construir aerobarcos, e a ausência destas embarcações dificulta a oferta de peças para sua construção.

Região alagada do Pantanal mato-grossense: águas rasas com vegetação e obstáculos queimpedem a navegação de barcos com motores de popa e hélices submersas.

Por este motivo, durante o desenvolvimento do projeto, priorizamos o uso de componentes e equipamentos que pudessem ser adquiridos facilmente, e construídos em casa, com recursos mínimos. O casco é feito em compensado naval de 6mm, costure e cole, e a estrutura de suporte do motor e proteção da hélice é feita em tubos de aço soldados. O motor estacionário é o mesmo usado em geradores e equipamentos de construção, facilmente comprado pela internet, robusto e de baixo custo. A hélice também tem valor muito acessível, e é do tipo usada em paramotores. O sistema de direção pode ser inteiramente fabricado em casa, se você tiver equipamentos básicos de serralheria (esmerilhadeira e solda de eletrodo revestido).

Com o sucesso da novela Pantanal, um interesse em embarcações pantaneiras tem crescido, e os aerobarcos podem oferecer acesso a lugares que nenhum outro barco vai, e por isso são veículos apropriados para serviços de apoio, resgate e acesso a localidades isoladas por alagamentos sazonais ou enchentes. São também próprios para observação e exploração de áreas de mangue, e podem ser usados por organizações ligadas à conservação ambiental. Com o Marruá, o Madeira Mar Estaleiro Escola quer trazer este conceito de embarcação para o Brasil, pois temos grandes áreas onde o aerobarco pode desempenhar um papel relevante, tanto em atividades de lazer quanto profissionais.

Saiba mais sobre o projeto do aerobarco Marruá clicando AQUI. Se você quer adquirir este projeto, envie Whatsapp para 48 99936 9200.

O Aerobarco Marruá também pode ser construído por nossa equipe, e entregue pronto para navegar.

Tags: , , ,

1. Ademir disse:

Puxa! É muito legal esta embarcação que encara ‘terrenos’ nos quais outros barcos não têm a mínima condição de ir. Para superá-lo, só o colchão de ar do ferriboat. Parabéns!

2. Alfredo Marques disse:

Ontem estava comentando com um amigo sobre o desejo de fabricar uma dessas embarcações para pescar finais de semana, resolvi buscar informações e achei vocês.
    É tudo que precisava.
    Parabéns pela iniciativa, sucesso e sigam em frente.
    Com certeza vou querer saber mais.

3. Ronei disse:

Gostaria de conhecer o projeto temos muita dificuldade de chegar no Rio esta época do ano