Novo Projeto: Canoa Canadense Talha-Mar

A partir de agora os entusiastas da canoa canadense tem à sua disposição um projeto de canoa para construção através do método costure-e-cole, o mais acessível ao construtor amador. A Canoa Canadense Talha-Mar foi projetada através de nosso sistema de apadrinhamento de projetos. O padrinho é um aluno nosso, que é remador experiente e costuma fazer longas expedições em canoas de fbra de vidro. Uma das motivações para desenvolver este projeto foi a possibilidade de fazer um barco leve, mais leve que as canoas canadenses mais leves do mercado, e que ainda fosse robusta o suficiente para navegar com 350kg de carga em expedições nos rios. A construção costure-e-cole em compensado naval, tecido de fibra de vidro e resina epóxi permite construir cascos mais resistentes e mais leves que os fabricados por métodos convencionais em fibra de vidro. Frequentemente, em expedições, os remadores encontram pontos onde não é possível navegar, como corredeiras ou quedas d’água, e devem transpor estes obstáculos a pé, levando o barco nos ombros, apoiado pela travessa central, chamada de canga. Por isso é importante que o barco seja muito leve e balanceado.

A canoa tradicional dos índios da América do Norte, que foi adotada e redesenhada pelos colonos, tem algumas características interessantes: proa e popa são simétricas e intercambiáveis. Os bancos são posicionados de forma que se possa navegar com uma ou duas pessoas, sem que a embarcação perca o trim (com uma pessoa ela não pode afundar a popa). As canoas tradicionais tem bancos posicionados para este objetivo. Popa e proa mudam de acordo com a tripulação. Além disso, o desenho da popa e da proa é crucial para reduzir o esforço da remada, para reduzir o cansaço após muitas horas navegando, e permitir maior autonomia e velocidade.

Capacidade de carga é importante também, visto que se leva material de acampamento, comida, água, equipamento de pesca, e por isso a embarcação tem espaço no centro para amarrar a carga. A boca, de 93cm, oferece estabilidade sem comprometer a dirigibilidade. A canoa deve ser estreita nas extremidades para que se possa remar com o corpo ereto, sem bater o remo no casco.

A simplicidade aparente da canoa canadense esconte estes detalhes construtivos e de desenho, que são muit sutis mas definem as suas qualidades. Este projeto agora está em nosso catálogo, e é uma otima opção de um barco fácil, rápido e econômico de construir, mas que oferece uma qualidade de navegação insuperável, segurança e facilidade de transporte.

Visite nosso catálogo de projetos para ver as fotos do protótipo ue já está em construção, e adquirir este excelente projeto!

Tags: