Projetando um veleiro – modelamento do casco

Após o projeto conceitual do veleiro Peregrino 130, é hora de iniciar o modelamento do casco

Este é o terceiro artigo sobre o desenvolvimento do projeto do Peregrino 130, um veleiro catboat daysailer de 4m. Para ler o primeiros artigos desta série clique AQUI e AQUI.

Nesta etapa vamos fazer o modelamento do casco, a partir das dimensões estipuladas no projeto conceitual, da forma do casco proposta, buscando atingir as metas de estabilidade inicial e deslocamento. No projeto conceitual definimos que o barco deveria ter alta estabilidade inicial, e uma altura de metacentro elevada, acima de 1,5m. Com uma boca de 1,8m este valor não seria difícil de atingir. Durante a etapa de modelamento vamos poder obter dados de deslocamento, estabilidade inicial, centro de carena e demais características de hidrostática e estabilidade a cada alteração do modelo. Esta é a vantagem de se desenhar o casco em um software de projeto de cascos (leia mais sobre conceitos básicos de projeto de barcos neste artigo).

Estes conceitos são explicados em detalhes em nosso curso online de projetos de barcos.

A tela mostrada aqui foram capturadas durante o modelamento do casco. O metacentro superou a meta, devido à boca de 1,85m e ângulo do fundo, quase plano. Como o casco é leve, a estabilidade do barco ainda dependerá da posição da tripulação, mais do que forma de casco. Mas a boca aumenta a capacidade de carga, e o metacentro alto reduz a tendência do casco adernar muito quando a tripulação se desloca lateralmente, ou em rajadas. A embarcação tem um comportamento mais arisco em mar agitado, pois o casco responde rápido ao movimento das ondas. Cascos com menor estabilidade inicial, como a Canoa Franca 130, tem um balanço suave mesmo navegando no través da onda. Porém, mesmo tendo o mesmo comprimento do veleiro catboat Peregrino 130, sua capacidade de carga é bem menor, e a área vélica também. Catboats podem ter elevada área vélica porque tem muita estabilidade.

Como é possível perceber, desenvolver um projeto de veleiro é, antes de tudo, fazer escolhas de desenho que atendem aos requisitos mais importantes, em detrimento de outros. Não é possível ter um barco que seja ótimo em todos os requisitos. Mas é possível chegar a um compromisso ótimo que atende bem os requisitos definidos como mais importantes, sendo satisfatório nos requisitos considerados menos prioritários. A chave, então, é definir bem os objetivos da embarcação.

Aprenda mais sobre metodologia de projetos de veleiros e barcos. Leia este artigo sobre o curso online de Projetos.

Tags: , ,