Projetar um barco é muito difícil?

No Madeira Mar Estaleiro Escola oferecemos cursos de projeto de barcos, online e presenciais. Acreditamos que todos podem aprender a projetar barcos. Isto não significa que projetar um barco seja fácil ou rápido de aprender, mas os fundamentos de projetos podem ser adquiridos em pouco tempo, a partir de nossos cursos, e com dedicação e estudo você estará desenvolvendo o projeto de seu veleiro, barco a motor ou barco a remo.

Quando se fala sobre projeto de barcos, a primeira pergunta que muita gente faz é: qual o software que você usa? Mas antes de responder qual, explicamos que o software é inútil se você não tem nocões sólidas de estabilidade e hidrostática, ou seja, o software é secundário, e, inclusive, dispensável. Verdade! É possível projetar um excelente barco sem software algum. Mas é claro que o software facilita muito, mas tudo que ele faz não é diferente do que se fazia na mão há 30 anos, calcular volumes e áreas através da regra de Simpson, calcular centro de carena, centro do plano de flutuação, altura do metacentro, e assim por diante.

Quando projetamos nosso primeiro barco, o Pequeno Príncipe 135, fizemos todos os cálculos e o plano de linhas na mão, usando métodos apresentados num livro clássico de Norman Skene (editado pela primeira vez em 1908), e com base na metodologia de Larsson e Erikson. Depois o casco foi modelado no software, respeitando o plano de linhas original, e assim validamos o software, para ter certeza de que era confiável. Isso é importante dizer, máquinas não são a prova de falhas, e não se pode confiar cegamente no computador.

Por isso, em nosso Curso de Projetos de Barcos, onde apresentamos os conceitos básicos que norteiam projetos de embarcações de esporte e recreio, o software entra só no segundo dia, depois de termos feito longas conversas sobre os conceitos básicos de estabilidade estática e dinâmica, hidrostática, deisgn, layout, aerodinâmica, planos vélicos, tipos de casco, materiais e métodos construtivos. Só então é possível esboçar, na mão ou num software, um casco que depois pode se transformar num barco de verdade.

Se você quer saber como projetar um barco, entre em contato! O próximo curso de projetos será dias 4 e 5 de fevereiro de 2023, em São José, SC. As vagas são limitadas!

1. claudio oliveira disse:

se eu fizer o curso voces ensinam e fornecem software de projetos gratuitos na internet? Qual o valor do curso? quanto tempo?

• madeiramar disse:

O curso de projetos inclui módulos de treinamento usando software de projetos de casco. Entre em contato com nossa equipe no Whatsapp 48 99936 9200 para saber mais! O curso online é excelente, e você pode assistir as aulas quando e quantas vezes quiser.

2. claudio oliveira disse:

esqueci de comentar! qual a agenda dos cursos? pode ser remoto?