Jubarte 34 – um projeto de veleiro oceânico/motorsailer

O Jubarte 34 é nosso primeiro projeto de veleiro oceânico/motorsailer.

Nasceu de um apadrinhamento de projeto, de um veleiro oceânico, para longas travessias e moradia. O conceito de motorsailer se justificava neste caso pela longa experiência em vela oceânica do aluno que proôs um projeto similar anos atrás. Veleiros oceânicos são usados normalmente como motorsailers, pois quando são realizadas singraduras longas contra o vento, é comum usar o motor para evitar o desconforto e a baixa velocidade de uma orça fechada, como também em calmarias ou tempo muito ruim. Porém, motorsailers de modo geral são concebidos em torno de uma importância exagerada na propulsão mecânica e numa idéia de que estabilidade está associada a maior deslocamento (peso bruto). Motorsailers são trawlers pesados com mastreação, não velejam bem contra o vento ou com ventos fracos, e são muito dependentes do motor. Há aplicações em que isto se justifica, mas se a proposta é de um veleiro eficiente, é preciso que ele seja mais veleiro do que trawler.

Esboço do layout interno do Veleiro Oceânico Jubarte 34. Cockpit, cozinha e salão ficam dentro do doghouse, acima do camarote.

O projeto do Jubarte foi na dimensão oposta: concebemos um veleiro eficiente a vela, com o menor peso possível que garantisse adequada estabilidade para navegação oceânica segura, e como consequência, obtivemos uma embarcação que pode navegar a velocidades de cruzeiro com um motor de menos de 30 cavalos.

Como resultado, o Jubarte 34 é um veleiro eficente e rápido, mas também pode navegar eficientemente a motor. Outra característica dele é a cabine tipo “doghouse”, onde fica o cockpit, a cozinha e o salão. Com janelas que dão visibilidade de 360 graus, permitem a pilotagem, seja a vela ou a motor, de dentro da cabine. Uma alternativa muito mais confortável para longas travessias e navegando em tempo ruim ou sol muito forte.

Sob a cabine, há um espaço generoso para o motor, tanques de água e combustível, e armazenagem. Uma quilha fixa tipo patilhão de 2 toneladas oferece a estabilidade necessária e capacidade de auto-endireitamento, embora o calado seja de apenas 1,2m.

Modelo 3D do casco do Veleiro oceânico Jubarte 34: casco multichine em compensado naval, fibra de vidro e resina epóxi

O Jubarte será oferecido com opção de plano vélico convencional, Marconi, com genoa e grande, ou um plano vélico alternativo, uma vela do tipo “junco” chinês, em mastro autoportante de aço. Este plano vélcio faz sentido neste veleiro por várias razões:

• Alta eficiência em todas as direções de vento – orça muito bem, e no popa e través sua área e forma quadrangular são muito eficientes.
  • Uma única escota – com apenas uma escota para controlar, é possível comandar leme e vela de dentro do doghouse. Não há necessidade de catracas e as manobras de cambar são muito simples mesmo navegando em solitário.
  • Menor esforço na vela – a vela com talas integrais e escotas em cada tala (comandadas por uma escota principal) distribuem a força do vento em toda a vela, ao invés de forçar os punhos, assim a vela dura mais, e pode ser feita com tecido mais fino, ou lonaleve.
  • Facílima de rizar – é de longe a vela mais fácil de rizar, com lazijacks. Cada tala é uma forra de rizo.
  • Menor esforço no casco – como não há a tensão do estaiamento, o esforço sobre a armação pode ser distribuído de maneira mais eficiente na estrutura do casco, sem pontos de esforço concentrado, como as ancoragens de fuzis.
  • Jaibes mais fáceis de controlar – Como é uma vela balanceada (parte da área vélica está a frente do mastro), os jaibes são mais suaves, lentos, reduzindo o risco de danos ou perda de controle em caso de jaibe acidental.

A motorização sugerida é um motor automotivo de 3 ou 4 cilindros, diesel, aspirado e marinizado. Este tipo de motorização tem baixo custo de manutenção e oferece economia e muita confiabilidade. Montada a um reversor e um eixo do tipo pé-de-galinha, oferece um conjunto robusto e confiável, para um barco que vai ficar permanentemente na água, com uso frequente e prolongado da motorização.

As acomodações incluem um salão espaçoso que se converte em cama de casal, uma cozinha com um balcão grande, possibilidade de instalar fogão com forno e um frigobar 12V. À frente do cockpit temos um camarote espaçoso com uma cama de casal a meia nau, pois camas de proa são impróprias para se dormir quando navegando em mar aberto. A proa é a parte da embarcação que mais se movimenta. O banheiro fica na proa, e a bombordo há também uma cama adicional. Todos os beliches (camas) tem espaço para armazenar embaixo. No cockpit há amplo espaço para guardar equipamento de navegação e atracação, bem como bote inflável, motor de popa, âncoras de mar, cabos e demais equipamentos.

Quanto ao design, o Jubarte 34 foge novamente do comum, com um desenho original, moderno e difeenciado. Simples, objetivo, elegante e funcional. O projeto foi desenvolvido com a construção artesanal em mente. Pelo seu tamanho, é um barco que requer tempo, espaço físico e investimento, porém, é um barco que pode ser construído por um amador, em casa, sem necessidade de ferramentas especiais. O conhecimento necessário para construir o veleiro e equipá-lo você pode adquirir através dos cursos de Construção Naval Online, do Curso de Elétrica Naval Online, do curso de Hidráulica e Instalação Online, e do curso de Fabricação de Velas de Lonaleve Online, todos do Madeira Mar Estaleiro Escola.

O projeto, assim como todos os que já se encontram no catálogo, inclui manual de construção, cupom de desconto em resinas e acompanhamento online durante a construção. Consulte nossa equipe para saber mais sobre este projeto, opções de mastreação, velas e motorização.

Tags: , , ,

1. Marcelo disse:

A criação está fértil no Madeira Mar, dois belos projetos em sequência.