Qual o jeito mais rápido de ter o veleiro dos seus sonhos

comprar para reformar ou construir do zero?

Não há atalhos para o veleiro dos sonhos. Porém, uma dúvida é comum: comprar um veleiro usado e reformar pode ser mais barato e rápido do que construir um veleiro a partir de um projeto?

Na internet, o celeiro virtual de muitos sonhos de velejar, é comum encontrar promessas de atalhos para o sonho de ter um veleiro. Promessas de veleiros super baratos para reformar, ou projetos gratuitos de todos os tipos. Somos entusiastas como todos os apaixonados por veleiros, mas somos responsáveis quando o assunto é prometer um caminho fácil e barato para o sonho do barco novo. Há de fato barcos muito baratos para comprar e reformar. Porém, é preciso entender que barcos de fibra de vidro sofrem com o tempo e exposição à água, tanto quanto barcos de madeira ou outro material. E nem sempre eles são passíveis de reforma. No Curso de Reparos vamos abordar os problemas relacionados à osmose e ensinar como identificar problemas e soluções.

Não existe almoço de graça. Se o barco é barato, precisará de mais reparos, ou de instalação de equipamentos, troca de velas, e outros itens caros. Reformar um barco que precisa de muitos reparos é um trabalho árduo, que pode tomar mais tempo e sair mais caro do que construir um barco. E como construir um barco permite que você escolha um projeto que se adapte exatamente a suas necessidades, é mais econômico construir do que adaptar um barco não tão adequado.

Some a isto o fato de que o mercado brasileiro é minguado de opções de veleiros, a maioria deles são barcos de quilha, com calado alto, mastreação de regata, que tem um custo de equipamento muito alto. Barcos construídos em compensado-epóxi são em geral mais leves que barcos de fibra, tem grande durabilidade, comparável, senão superior, a estes. Além disso, tem excelente aproveitamento do espaço interno, maior conforto térmico, menor ruído (a madeira abafa a batida da água no casco) e possibilidade de incluir compartimentos estanques para maior segurança.

Então, antes de embarcar numa canoa furada, estude bem as alternativas, e conheça os projetos que existem. Fale com os projetistas dos barcos que lhe interessam, para tirar suas dúvidas e conhecer mais sobre os barcos. Adquira planos de estudo, que são baratos e permitem estimar prazos e custos de construção. Construir um barco é um desafio ao seu alcance, como mostram estes DEPOIMENTOS.

Tags: , , ,