Reformando um barco de madeira usando epóxi: o 8+ do Clube Riachuelo

O Madeira Mar Estaleiro Escola realizou restauração de uma peça da história náutica de Florianópolis. Estamos fazendo a reforma de uma embarcação a remo do Clube Náutico Riachuelo, um esquife 8+ (barco para oito remadores e um timoneiro), fabricado no início dos anos 70, em madeira.

Apesar de seus 17,5 metros de comprimento, o barco pesa menos de 120kg, graças a sua construção em folhas laminadas de cedro prensadas, e a intrincada estrutura de cavernas, longarinas e treliças. Ao longo de seus 50 anos de uso, que incluíram diversas vitórias em competições pelo Brasil, o barco sofreu com o desgaste natural da madeira. E nos últimos anos estava sem uso, pois o casco fazia muita água.

O Clube Riachuelo entrou em contato conosco para saber se seria possível restaurar a embarcação. Com as modernas técnicas de epóxi e fibra de vidro é possível não apenas restaurar a embarcação de forma que possa ser utilizada regularmente, como ela vai ficar melhor ainda, mais resistente e mais durável, exigindo uma manutenção muito menor e mais simples de executar.

Durante a reforma foram removidas, cuidadosamente, 50 anos de sucessivas camadas de verniz até chegar na madeira do casco original para fazer a laminação da fibra de vidro. Mas a equipe do Madeira Mar conseguiu fazer esta embarcação voltar a navegar e a ensinar novas gerações de remadores. Acompanhe nas imagens abaixo a reforma!