Velas e armações tradicionais – alternativa para construção artesanal

Velas e armações tradicionais – alternativa para construção artesanal

Velas tradicionais são uma excelente alternativa para construtores artesanais estão construindo seus barcos e enfrentam dificuldades na hora de armar suas embarcações.

Para quem constrói um barco, um dos maiores problemas é adquirir a mastreação e as velas. Se o projeto pedir mastro de alumínio e velas feitas em velerias, de fato os custos podem ser muito altos. Armações do tipo marconi, com genoas que exigem catracas e ferragens específicas – e caras – fazem com que o custo total da embarcação aumente muito. Para quem quer construir seu veleiro em casa e procura uma alternativa de plano vélico mais acessível, a solução ideal é buscar no passado soluções mais simples, acessíveis e eficientes.

Uma das velas mais antigas que existe, e no entanto que oferece um desempenho excepcional, é a vela trapezoidal montada em verga, conhecida pelo nome em inglês “lug rig”. Esta vela foi um dos primeiros modelos que eram capazes de navegar contra o vento. Não exige ferragens ou estaiamento, pois verga e retranca são laçadas com cabos ao mastro, e a vela é laçada à mastreação com cabos também. Além do muito simples de fabricar e operar, esta vela tem muitas vantagens, entre elas:

  • jaibes mais fáceis de controlar, pois parte da área vélica está à frente do mastro, e freia a retranca no jaibe.
  • dispensa burro, pois a testa da vela, estando à frente do mastro, impede que a retranca se mova para cima quando a embarcação veleja com vento pela popa.
  • melhora a estabilidade, pois o centro de esforço da vela é mais baixo do que em velas triangulares.
  • dispensa ferragens caras e é fácil de armar, regular e operar

Os veleiros Golfinho, Gaivota, Biguá e Canoa Franca utilizam este tipo de vela carangueja, a lug balanceada. Outra vantagem é que estas velas, assim como a mastreação, podem ser feitas em casa por construtores artesanais (nosso curso de fabricação de velas em lonaleve ensina isso). Mas praticidade e baixo custo não são os melhores argumentos. As velas caranguejas tipo Lug Rig são muito eficientes contra o vento, e melhores ainda no través e popa. E mudanças e ajustes de curso são fáceis de fazer . Veja abaixo um vídeo da Canoa Franca fazendo manobras em sua velejada inaugura. O timoneiro é um velejador experiente, mas que nunca tinha velejado em um barco com velas tradicionais, nem com leme norueguês (como a Canoa Franca e o Golfinho).

Velejada inaugural da Canoa Franca 130

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