Quanto custa um projeto de barco para construir em casa?

Como é definido o preço de um projeto de barco? Qual a vantagem de comprar um projeto (plano de estoque)? Vale a pena construir a partir de um projeto gratuito?

A construção artesanal de barcos, sejam eles veleiros, barcos a motor ou remo, a partir de projetos prontos (planos de estoque), está começando a ganhar força no Brasil. Muitas pessoas estão construindo seus barcos, e a maioria vai tripular pela primeira vez uma embarcação, e farão isso no barco que construíram! Mas muitos ainda não entendem a importância do projeto, e por que é mais barato comprar um projeto e construir um barco do que construir a partir de um projeto gratuito, ou pior, sem projeto algum!

Em artigos recentes mostramos o desenvolvimento do Peregrino 130, nosso mais novo projeto de veleiro para construção artesanal amadora. Leia mais sobre ele AQUI.

Para quem gosta de construir coisas, construir um barco é além de muito divertido, um desafio e uma realização. Navegar no barco que você construiu é uma sensação incrível, como relatam muitos de nossos alunos (leia os depoimentos). O que pouca gente se dá conta é que o mais importante para que este sonho se transforme em realidade não é a resina epóxi, nem o compensado naval, mas o projeto! Sem projeto não existiriam barcos. O projeto, porém, não é apenas um conjunto de desenhos que você usa para fabricar as peças. O projeto é a idéia, a visão do barco pronto, é o conhecimento teórico e prático aplicado que garante que aquela idéia que só existe no papel, ao ser construída, se comportará como foi idealizado no início do processo. É a garantia de que você vai conseguir construir e navegar com segurança, atingindo suas expectativas. Nossos alunos do Curso Online de Projetos de Barcos sabem disso, pois conhecem os vários conceitos e conhecimentos usados no projeto de uma embarcação, e tem noção de sua complexidade e interdependência.

veleiro de compensado naval e epóxi com velas de lonaleve
Veleiro Peregrino 190 fabricado por dois alunos em Santa Catarina em 6 meses. Um veleiro cabinado, espaçoso, seguro e rápido. Exemplo de um projeto eficiente, de construção econômica e rápida. A vela é de lonaleve, e o barco já atingiu 7 nós em uma travessia.

Como é definido o preço de um projeto (plano de estoque) de um barco?

O investimento em um projeto é proporcional ao número de horas investidas em seu desenvolvimento. Planos de estoque, como se chamam os projetos prontos que oferecemos em nosso site, tem um preço que representa uma fração do valor total das horas técnicas, uma vez que são vendidas várias unidades de cada projeto, e o construtor recebe uma licença para construir apenas uma unidade, a sua. Por isso os preços dos nossos projetos são muito mais baixos do que o preço de um projeto feito sob medida. No Madeira Mar Estaleiro Escola definimos os preços como uma porcentagem do valor total investido na construção do casco (em geral em torno de 10%). 10% de investimento para ter um projeto de um barco seguro, leve, rápido e fácil de construir, e com acompanhamento online de nossa equipe, durante a construção, e cupom de desconto de 10% em resinas e fibra de vidro, é um investimento muito modesto.

Projetos gratuitos valem a pena?

A resposta curta é NÃO! A resposta longa é: projetos gratuitos são mais caros do que projetos prontos. O orçamento de construção de um barco inclui projeto, material, ferramentas e equipamentos. Se você somar todos estes itens, verá que nossos projetos são mais baratos de se construir do que qualquer projeto gratuito do mesmo tipo. Usamos a técnica Costure-e-Cole, que dispensa madeiras caras e técnicas avançadas de marcenaria, e nossos veleiros usam mastros redondos de aço ou madeira, e velas de lonaleve. São veleiros muito eficientes, mas usam materiais acessíveis e de baixo custo. Com nossos cursos e acompanhamento online, você constrói com eficiência e sem desperdício de materiais.

Mas o fator mais importante que você tem que levar em conta é o resultado final. Um barco é um veículo, onde você vai navegar com as pessoas que ama, em um ambiente natural, sujeito a mudanças de tempo e condições de navegação. Você vai se arriscar em um projeto de origem desconhecida, sem nenhum suporte do projetista? Só isto já justifica investir em um bom projeto. Mas nós do Madeira Mar oferecemos mais do que bons projetos. Oferecemos cursos que te preparam para construir o barco dos seus sonhos com segurança, economia e qualidade. Visite nossa página de CURSOS e nossa página de PROJETOS para saber mais!

Tags: , , ,